Press "Enter" to skip to content

Militares do Exército são presos suspeitos de fraudar certificados de armas em Goiás e Distrito Federal

Na manhã desta terça-feira, 26, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu seis mandados de prisão e 26 de busca e apreensão contra um grupo criminoso que cobrava valor em dinheiro para facilitar ou fraudar certificados de arma de fogo. Militares do Exército fazem parte dos presos. Eles trabalhavam no departamento de controle e fiscalização de armas, e conforme a PCDF, atuavam facilitando a posse, porte, ou comercialização das armas no DF e no estado de Goiás

As prisões foram feitas em Luziânia e no Distrito Federal. De acordo com a polícia, as investigações da Operação informaram que militares da ativa do Exército Brasileiro, integrantes do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados de algumas Organizações Militares vinculadas à 11ª Região Militar, associados a Colecionadores, Atiradores e Caçadores (CACs), expedir o certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF)  para pessoas que não possuíam os requisitos legais.

Ainda de acordo com a corporação, que teve apoio do Exército durante as investigações, os militares cobravam para realizar a inserção de dados e informações falsos no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), objetivando proporcionar a concessão ou revalidação de Certificados de Registros (CR) de CACs e a concessão de CRAFs.

Foram seis meses de investigação que mostraram a atuação do grupo criminoso, com 18 membros, atuante no DF e voltado, há dois anos, à posse, porte e comércio ilegais de arma de fogo.