Militares vão se aposentar com salário integral e sem idade mínima

Tecnicamente, os militares nunca se aposentam, já que apenas vão para a reserva. No entanto, ficam sempre à disposição das Forças Armadas. Mesmo assim, neste semana, o Senado aprovou em votação simbólica uma Reforma para a Previdência das Forças Armadas que incluem os militares, bombeiros e policiais militares.

A votação de apenas 24 minutos contou com as presenças do ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, e da Secretaria de Governo, por meio do general Luiz Eduardo Ramos. Os profissionais ganharam algumas vantagens em relação aos aposentados do serviço público ou iniciativa privada: receberão salários integrais e não terão idade mínima obrigatória para encerrar as atividades.

De contribuição, a classe deve devolver a taxa de 10,5% (no ano passado, era de apenas 7,5% do salário). Segundo o Governo, a carreira militar tem especificidades, e por isso deve ser tratada de modo distinto. Mesmo com suas vantagens, o tempo de contribuição subiu de 30 para 35 anos, com pelo menos 25 anos pelo serviço militar.

O salário que o aposentado deve receber é igual ao seu último pagamento, com reajustes da moeda. Com o texto em voga, o Governo deve economizar cerca de R$ 10,45 bilhões numa década.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos