Minas Gerais: Incêndio em ferro-velho atinge 30 casas

Na manhã desta sexta-feira, 07, um incêndio de grandes proporções em um galpão de materiais recicláveis atingiu cerca de 30 casas residenciais, no bairro Oitis, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais. Aproximadamente às 13h45, o Corpo de Bombeiros informou que as chamas foram controladas.

Três equipes dos bombeiros chegaram ao local, que fica próximo à BR-040, por volta de 12h. De acordo com a corporação, a princípio não há informações de vítimas. Mas a Defesa Civil ainda retirava moradores das casas, para não inalar a fumaça.

Os moradores do local tentaram apagar o incêndio com baldes de água. O fogo atingiu ainda uma mata ao lado do galpão. Agentes da Transcon e Polícia Militar também foram ao local.

De acordo com a Defesa Civil, o fogo começou em dois depósitos de ferro-velho que também armazenavam materiais recicláveis. Ainda não se sabe as causas do incêndio. O órgão ainda orientou que os moradores das redondezas se afastem do local. A Defesa Civil também informou que a rede elétrica de todas as residências foi desligada e que desconectou o gás das casas.

De acordo com Elizabeth Ibrahim, coordenadora municipal da Defesa Civil de Contagem, existem aproximadamente 30 residências envolvidas nas imediações do evento. É possível enxergar a fumaça até do centro de Belo Horizonte.

Vídeo: Alex de Jesus/ O Tempo

Foto: Dudu Barbatti

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp