Minas Gerais: Vereador abre caixão de idoso morto por Covid-19

Neste último domingo, 25, o vereador, Wilian Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou os moradores quando  utilizou um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos, que faleceu após apresentar sintomas da Covid-19. O vereador afirma que o idoso não morreu por Covid, mas sim Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O vereador contestou o procedimento de lacrar o caixão adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, expressando que o idoso merecia um funeral digno e não ser sepultado enrolado em plásticos.

O vereador postou em suas redes sociais o rompimento do lacre do caixão. O vídeo chegou a ser visto por policiais civis, que estão investigando o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).

Conforme a Polícia Civil, o atestado de óbito atribuiu a causa da morte à síndrome respiratória e não por Covid-19, em razão do resultado do exame RT-PCR ainda não ter sido liberado, o que determinaria se a Covid-19 foi a causadora da SRAG.

Ainda segundo a Polícia Civil, o procedimento de lacrar o caixão foi correto, já que o idoso apresentava os sintomas clássicos da Covid-19 e, nestes casos, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde determinam o procedimento.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou o fato e que a responsabilidade é total do vereador. O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), disse que o vereador William Faria será ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. 

Em suas redes sociais, o vereador William Faria, afirmou que lamentava a posição do presidente da Câmara e declarou que sua função é fiscalizar. Ele ainda reafirmou que o idoso não morreu vítima da Covid-19.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp