Press "Enter" to skip to content

Minas Gerais: Vereador abre caixão de idoso morto por Covid-19

Última atualização 27/04/2021 | 16:50

Neste último domingo, 25, o vereador, Wilian Faria (PT), de Santa Bárbara do Leste, em Minas Gerais, chocou os moradores quando  utilizou um facão para abrir um caixão lacrado, com o corpo de um homem de 92 anos, que faleceu após apresentar sintomas da Covid-19. O vereador afirma que o idoso não morreu por Covid, mas sim Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O vereador contestou o procedimento de lacrar o caixão adotado pela Prefeitura de Santa Bárbara do Leste, expressando que o idoso merecia um funeral digno e não ser sepultado enrolado em plásticos.

O vereador postou em suas redes sociais o rompimento do lacre do caixão. O vídeo chegou a ser visto por policiais civis, que estão investigando o vereador por crime de Infração de Medida Sanitária Preventiva (Art. 268 do Código Penal).

Conforme a Polícia Civil, o atestado de óbito atribuiu a causa da morte à síndrome respiratória e não por Covid-19, em razão do resultado do exame RT-PCR ainda não ter sido liberado, o que determinaria se a Covid-19 foi a causadora da SRAG.

Ainda segundo a Polícia Civil, o procedimento de lacrar o caixão foi correto, já que o idoso apresentava os sintomas clássicos da Covid-19 e, nestes casos, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde determinam o procedimento.

A Prefeitura de Santa Bárbara do Leste lamentou o fato e que a responsabilidade é total do vereador. O presidente da Câmara Municipal de Santa Bárbara do Leste, Altair Nunes Ferreira (MDB), disse que o vereador William Faria será ouvido por uma Comissão Parlamentar de Inquérito. 

Em suas redes sociais, o vereador William Faria, afirmou que lamentava a posição do presidente da Câmara e declarou que sua função é fiscalizar. Ele ainda reafirmou que o idoso não morreu vítima da Covid-19.