Mineração em Goiás pauta encontro de membros do governo da Holanda

Representantes da Semad e da SIC se reúnem com pesquisadores da Holanda para discutir mineração e o desenvolvimento tecnológico a partir dela no Estado de Goiás

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) recebeu, na última semana, representantes da Universidade Erasmus Rotterdam, da Holanda, para uma discussão sobre o desenvolvimento sustentável da mineração no Estado. Além de servidores da Semad, superintendentes da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (SIC) também contribuíram com o relato sobre a realidade da mineração no território goiano. A audiência aconteceu no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Liderado pelo pesquisador Filipino Jojo Nem Singh, o grupo vindo da Holanda questionou, por exemplo, como é possível impulsionar a atividade mineradora sob parâmetros sustentáveis; quais são os investidores; o desenvolvimento regional a partir do trabalho; parcerias locais; e o aproveitamento das vocações regionais para crescimento dos municípios a partir da mineração. O propósito da pesquisa é o de entender melhor o uso de minerais estratégicos, como terras raras, lítio e nióbio e como podem ser utilizados para promover inovação e desenvolvimento industrial e tecnológico.

Os representantes do governo reafirmaram a importância de se manter um canal perene de comunicação com a sociedade, como forma de desconstruir a noção da mineração como vilã.

“Vamos nos aproximar cada vez mais da sociedade, seja por meio de audiências públicas, quando cabível, ou através das condicionantes de responsabilidade social dos empreendimentos, isso faz parte da construção em conjunto”, destacou José Bento da Rocha, subsecretário de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos da Semad.

A superintendente de Mineração da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Livia Parreira, apresentou um resumo sobre políticas e estratégias de desenvolvimento do setor mineral atrelado a noções de cidadania, mobilização social e produção de energia limpa. “Já somos o 4º em produção de minérios no Brasil e essas temáticas são convergentes com o Plano Estadual de Mineração, em execução pela SIC”, afirma.

Além de Singh, Parreira e José Bento, participaram do diálogo a representante da universidade Eliza Massi; o superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Disarz; e o superintendente de Desenvolvimento Regional da SIC, Danilo Arraes.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos