Press "Enter" to skip to content

Mineradora terá que pagar exames para moradores de Campos Verdes

Última atualização 06/08/2022 | 17:17

Por decisão judicial a Mineradora Maracá terá que pagar exames para 1.526 moradores da cidade de Campos Verdes, localizada no norte de Goiás.

O motivo é que os moradores apresentaram quadro de dores de cabeça, febre e doenças gastrointestinais após beberem água do Rio dos Bois, que abastece a cidade.

Até aí, tudo bem. Só que um laudo comprovou a contaminação do manancial com metais provenientes de despejos da mineradora no manancial. Além do problema de saúde provocado na população, peixes também apareceram mortos no curso do Rio.

Por meio de nota enviada ao G1 Goiás a mineradora disse que foi notificada pela Justiça, que não concorda com o laudo sobre os impactos ambientais e que pretende recorrer da decisão.

A Justiça pediu os exames para verificar os níveis de metais pesados no organismo dos cidadãos que tiveram o problema identificado pelo SUS de Campos Verdes.

A decisão judicial foi tomada com análise de documentos, relatórios médicos e estudos realizados pela Saneago para verificar a qualidade da água. Foi encontrado dejetos e resíduos tóxicos de alta periculosidade como alumínio, cobre, ferro, manganês, zinco, níquel, cádmio e fósforo.

A Saneago não está captando água no Rio dos Bois para abastecer Campos Verdes. Os moradores contam agora com água de poços artesianos.