Minicurso em Brasília: Pluralismo Jurídico e Povos Indígenas, com René Kuppe. Inscrições gratuitas!

Nos dias 25 e 26 de novembro, Brasília sediará o minicurso “O Pluralismo Jurídico e os Povos Indígenas”, promovido pelo Centro Hans Kelsen de Estudos sobre Jurisdição Constitucional do IDP. O evento contará com a presença do renomado professor associado da Faculdade de Direito da Universidade de Viena, Dr. René Kuppe, como convidado internacional. A proposta do minicurso é analisar o tema dos direitos indígenas sob a ótica da Teoria Pura do Direito, de Hans Kelsen, proporcionando aos participantes uma reflexão aprofundada sobre a diversidade cultural e institucional dos povos indígenas.

A pauta do evento incluirá quatro exposições de 45 minutos cada, ministradas pelo professor Kuppe, abordando os desafios práticos do Direito no que diz respeito aos povos indígenas. Além disso, a programação contará com debates envolvendo importantes figuras do cenário jurídico brasileiro, como a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, os ministros do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e Edson Fachin, e os advogados especialistas em direitos indígenas, Ivo Makuxi e Eloy Terena.

Os participantes do minicurso terão a oportunidade de obter um certificado de atividades complementares, atestando a participação nas 10 horas de programação do evento. Com uma abordagem ampla e aprofundada, o minicurso visa promover uma reflexão qualificada sobre a temática dos direitos indígenas, contribuindo para a disseminação de conhecimentos e o fortalecimento da luta pelos direitos dessas comunidades.

A participação no evento é gratuita e aberta à comunidade interessada em aprofundar seus conhecimentos sobre os povos indígenas e o pluralismo jurídico. As inscrições estão disponíveis online e podem ser feitas através do link disponibilizado, facilitando o acesso dos interessados. A presença de uma figura internacional como o professor René Kuppe, aliada aos debates com especialistas e autoridades brasileiras no assunto, promete enriquecer as discussões e proporcionar um ambiente de aprendizado e troca de experiências único aos participantes.

Para ficar por dentro de todas as novidades e notícias relacionadas ao minicurso e outros eventos do IDP, é possível se inscrever no canal de notícias do Metrópoles no Telegram. Assim, você receberá atualizações em tempo real e se manterá informado sobre tudo o que acontecerá no mundo jurídico e em eventos e debates importantes como este minicurso sobre os direitos indígenas.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Nascimento de Clara: Zezé Di Camargo e Graciele revelam fertilizações e lutas até finalmente segurar a filha nos braços

Fertilizações e anos de tentativas: Zezé Di Camargo e Graciele relatam muitas ‘lágrimas e lutas’ até o nascimento de Clara

Juntos há mais de 10 anos, eles tentavam engravidar há pelo menos cinco anos, segundo a assessoria do sertanejo. Clara nasceu no dia do Natal.

Zezé Di Camargo e Graciele postam primeiras fotos do nascimento da filha — Foto: Hanna Rocha/Divulgação

O cantor Zezé Di Camargo, de 62 anos, e a esposa Graciele Lacerda, de 44, fizeram fertilizações e tentavam engravidar há pelo menos cinco anos. Por isso, ao comemorar a chegada de Clara Camargo, que nasceu no dia do Natal, eles reforçaram o quanto ela era esperada.

> “Após seis tentativas de FIV – Fertilização in Vitro -, muitas lágrimas e lutas, hoje o choro é de alegria e gratidão a Deus! Clara chegou para iluminar nossas vidas”, disse o casal.

Juntos há mais de 10 anos, o casal anunciou a gravidez no início de julho. À época, a assessoria do artista contou que eles tentavam engravidar há cinco anos. Em agosto, eles fizeram a revelação do sexo da bebê e se casaram de surpresa.

Na quarta-feira (25), o casal postou as primeiras fotos do nascimento da filha horas após o parto, em São Paulo. Nas imagens, Zezé aparece emocionado. Eles também exibiram os pezinhos de Clara.

Zezé e Graciele postam fotos do nascimento de Clara — Foto: Hanna Rocha/Divulgação

A médica pediatra Lilian Zaboto compartilhou a sala preparada para receber a bebê. Nela, há fotos dos pais e recados escritos a mão: “Bem-vinda, Clara. A mamãe te ama” e “Clara, o papai te espera ansioso”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp