Ministério da Agricultura divulga lista de marcas de azeite impróprias para consumo

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou recentemente uma lista de marcas de azeite de oliva que foram consideradas impróprias para consumo. Essa medida é resultado de análises rigorosas que revelaram irregularidades nos produtos.

Onze marcas de azeite de oliva foram identificadas como impróprias para consumo pelo órgão. Essas marcas incluem Málaga, Rio Negro, Quinta de Aveiro, Cordilheira, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Carcavelos, Pérola Negra e La Ventosa. Esses produtos foram desclassificados por não atenderem aos parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012.

As marcas foram proibidas devido a irregularidades detectadas nas análises físico-químicas realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. As marcas Serrano e Cordilheira, por exemplo, foram recentemente proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e as análises do Mapa confirmaram que se trata de produtos fraudados. Essas ações são parte de uma operação mais ampla que visa combater esquemas ilícitos de importação, adulteração e distribuição de azeite de oliva.

Como evitar a compra de produtos impróprios?

Para evitar a compra de azeite de oliva fraudado, os consumidores devem seguir algumas dicas importantes. Antes da compra, é recomendável conferir a lista de produtos irregulares já apreendidos, não comprar azeite a granel e optar por produtos com data de envase recente são outras medidas de segurança. Além disso, é importante verificar a data de validade e o tempo dos ingredientes contidos, pois o tempo de colheita de azeitona para azeites extravirgem é de seis meses. Também é necessário desconfiar de preços muito abaixo da média do mercado, já que o preço do azeite tem se mantido em alta nos últimos anos.

Supermercados e atacadistas que disponibilizam produtos desclassificados e de procedência desconhecida aos consumidores podem ser responsabilizados com base no Decreto nº 6.268/2007. Isso significa que esses estabelecimentos devem retirar imediatamente esses produtos de suas prateleiras para evitar qualquer risco à saúde dos consumidores e também para evitar penalidades legais.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos