Press "Enter" to skip to content

Ministério da Economia lança projeto para segurança alimentar no Nordeste

O governo informou, nesta sexta-feira (2), que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e o Ministério da Economia concluíram as negociações para captação de recursos ao projeto Semeando Resiliência Climática em Comunidades Rurais do Nordeste (PCRP).

A proposta é transformar os sistemas produtivos dos agricultores familiares no Nordeste para aumentar a produtividade e, ao mesmo tempo, melhorar a capacidade de enfrentar os desafios contínuos das mudanças climáticas.

A previsão é apoiar 250 mil famílias com investimentos em práticas agrícolas e em segurança hídrica, alcançando uma área de cerca de 84 mil hectares e restaurando ecossistemas degradados com potencial para a prestação de serviços ambientais.

“O Brasil, como os outros países da América Latina, enfrenta desigualdades persistentes e grandes bolsões de pobreza permanecem pelo país, especialmente no Nordeste, onde praticamente 60% dos brasileiros em situação de pobreza residem”, afirma Rossana Polastri, diretora da Divisão de América Latina e Caribe do FIDA.

Segundo o Ministério da Economia, o projeto será apoiado pelo Green Climate Fund (GCF), uma iniciativa da ONU que destina recursos para projetos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas nos países em desenvolvimento.

Segundo o Metropoles, os próximos passos são a conclusão dos arranjos de implementação do projeto e sua apreciação pela Diretoria do BNDES, além da obtenção da garantia da União, a ser aprovada pelo Senado Federal.