Após o governador do Rio, Cláudio Castro, afirmar que estava sozinho no combate ao crime no Rio de Janeiro, o Ministério da Justiça reagiu na tarde desta terça-feira, divulgando uma nota que destaca diversas ações de apoio ao estado na área de Segurança Pública. Entre as medidas mencionadas pelo governo federal estão apreensões de armas e drogas no Rio, operações da Polícia Federal e a renovação por 11 vezes da presença da Força Nacional no estado. Além disso, a nota também menciona uma reunião entre o governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, onde foram discutidas vagas em presídios federais para líderes criminosos do Rio de Janeiro.
O Ministério da Justiça enfatiza que tem atendido prontamente a todos os pedidos do Governo do Estado do Rio de Janeiro para o emprego da Força Nacional no estado, em apoio aos órgãos de segurança pública federal e estadual. Desde 2023, foram realizadas 11 solicitações de renovação da Força Nacional no território fluminense, todas elas acatadas. Além disso, a Polícia Federal tem realizado inúmeras operações no Rio de Janeiro, resultando em prisões e apreensões significativas de drogas, armas e munições, com o objetivo de enfraquecer o poder bélico das facções criminosas.
Após uma ação policial que resultou em violentos tiroteios nos complexos do Alemão e da Penha, o governador Cláudio Castro reclamou da falta de apoio do governo federal, mencionando a negativa de empréstimo de blindados. No entanto, membros do governo consideram as declarações de Castro como uma tentativa de transferir responsabilidade e antecipar a disputa eleitoral do próximo ano. Integrantes do governo afirmam que o governador já tentou se eximir da responsabilidade sobre a crise de segurança no estado em outras ocasiões, culpando a falta de apoio federal ou restrições do Supremo Tribunal Federal.
Desde 2023, o Estado do Rio de Janeiro tem recebido recursos do governo federal para investir no sistema penitenciário e na segurança pública. Por meio de diferentes fundos, como o Fundo Penitenciário Nacional e o Fundo Nacional de Segurança Pública, o estado obteve verbas para aquisição de equipamentos e realização de operações especiais. Além disso, foram firmados acordos de cooperação técnica para fortalecer a capacidade de inteligência e investigação no combate ao crime organizado.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública reafirma seu compromisso com o Estado do Rio de Janeiro, promovendo a segurança pública por meio do apoio integrado. Ações coordenadas entre diferentes órgãos e esferas de governo têm como objetivo fortalecer o combate ao crime organizado, reduzir os índices de criminalidade e garantir uma maior sensação de segurança à população. Com investimentos significativos e esforços contínuos, o Ministério da Justiça permanece empenhado em assegurar resultados efetivos e contribuir para a preservação da ordem pública no Estado do Rio de Janeiro.




