Press "Enter" to skip to content

Ministério da Saúde amplia vacinação contra Covid para todas as crianças

Última atualização 28/12/2022 | 20:40

Após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Saúde anunciou que ampliou o público para a vacina Pfizer Baby contra a covid. Atualmente, todas as crianças de 6 meses até 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29  dias) podem receber a dose. Antes, a pasta apenas recomendava a aplicação de pequenos diagnosticados com comorbidade, decisão criticada por autoridades médicas. 

A nota técnica assinada pela pasta não apenas atesta a segurança e eficácia do imunizante, como também reconhece a relevante incidência da doença nesse público, principalmente entre os mais jovens.

“Sabe-se que o risco de casos graves pela Covid-19 diminui conforme a redução da faixa etária, no entanto, o risco de agravamento aumenta em crianças menores de 2 anos de idade, notando-se que esta população teve a incidência de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) pela Covid-19 e a taxa de mortalidade pela doença superiores à população de 5 a 19 anos de idade”, diz o documento.

O esquema vacinal das crianças deverá ter três doses, sendo o intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda. Já a terceira dose deve ser aplicada após oito semanas da segunda. Os locais de vacinação em Goiânia são o Centro Municipal de Vacinação (CMV), Ciams Urias Magalhães, Unidade de Saúde da Família (USF) São Carlos e Cais Goiá. O atendimento é diariamente das 08h às 17h.