Press "Enter" to skip to content

Ministério da Saúde descobre estoque de 100 mil doses da CoronaVac

O Ministério da Saúde (MS) descobriu que tem guardado um estoque adicional de 100 mil doses de CoronaVac. Como o imunizante estava armazenado corretamente, não se perdeu e serão distribuídas aos estados junto com 5,2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford.

A revelação foi feita ontem (28), e o ministério afirmou que “não retêm doses de vacina Covid-19″, e considerou normal que “algumas” doses de vacinas fiquem perdidas no estoque. “Toda semana a pasta recebe imunizantes do Butantan e Fiocruz. Em seguida é realizada reunião com representantes da União, Estados e Municípios para definir a pauta de distribuição das vacinas, que no dia seguinte são encaminhadas às secretarias de saúde das Unidades Federativas”, disse o órgão.

No momento em que o país bate as 400 mil mortes e passa pela pior fase desde o início da pandemia de Covid-19, o ministro Marcelo Queiroga admitiu enfrentar dificuldades para fornecer a segunda dose da CoronaVac. “O que tem nos causado certa preocupação é a CoronaVac, a segunda dose. Tem sido um pedido de governadores e prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás, se liberou as segundas doses para que se aplicassem. E agora, em face do retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, explicou.