Home»Cotidiano»Ministério da Saúde espera vacinar 10 milhões de jovens contra o HPV

Faixa de vacinação se mantém entre 9 e 14 anos para as meninas e para os meninos de 11 a 14 anos

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp

O Ministério da Saúde tem expectativa de vacinar 10 milhões de jovens contra o vírus HPV neste ano, número é o que falta para atingir 80% da população-alvo. A campanha, lançada na manhã desta terça-feira (13), foi divulgada após a apresentação de um estudo que revelou que a prevalência do papilomavírus humano ultrapassa os 50% no Brasil. A faixa de vacinação para o HPV se mantém entre 9 e 14 anos para as meninas. Para os meninos, a idade recomendada é de 11 a 14 anos.

Além do HPV, a campanha incluirá o reforço da vacinação contra a meningite C, a primeira dose é geralmente aplicada até os 4 anos de idade. O Ministério da Saúde calcula que essa forma da doença é a mais prevalente entre as meningites bacterianas. No caso do HPV, a campanha da vacinação contra a meningite focará nos pré-adolescentes.

Duas Doses

A campanha visa alertar também sobre a necessidade de se tomar a vacina contra o HPV em duas doses, sendo que a segunda, cerca de seis meses depois da primeira. No ano passado, 79,2% das meninas, quase a meta do ministério, tomaram a dose inicial. Considerando a segunda etapa, o total não chegou a 50%. O Ministério da Saúde vai gastar 506,6 milhões para adquirir 14 milhões de vacinas contra o HPV e 493 milhões para a compra de 15 milhões de doses contra a meningite C.

Desde 2014, ano de início da distribuição da vacina contra o HPV, o SUS recebeu 32,9 milhões de doses e ainda estimasse que cerca de 16 mil casos de câncer de colo de útero por ano podem ser atribuídos ao vírus. Além disso, mais de 90% das ocorrências de câncer anal e 63% dos casos de câncer de pênis são causados pelo HPV, afirma o ministério.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!