Ministério da Saúde recomenda a suspensão de vacinação em adolescentes

goiânia vacina

O Ministério de Saúde recuou e aconselhou a suspenção de vacinação para adolescentes entre 12 a 17 anos sem comorbidades. Inicialmente, o governo federal pretendia vacinar 20 milhões de pessoas desse público.

Em nota enviada às secretarias de Saúde, a pasta informou que ”revisou” a recomendação e justificativa que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 demostra evolução ”benigna”, apresentando assintomáticos.

A nota foi publicada nesta quarta-feira (16) ás 21h30 no sistema do Ministério da Saúde, menos de 24 horas após o início da campanha para este público.

“Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, explica no texto a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.

Segundo a secretária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização em crianças e adolescentes, com ou sem comorbidade.

Em julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adiantou que o público participaria da campanha de vacinação.

Crianças e adolescentes correspondem a 2,5% das internações por coronavírus e 0,34% das mortes até o momento, segundo projeções do presidente do Departamento Científico de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri.

Ao menos duas capitais do país decidiram suspender a imunização: Natal e Salvador tomara a decisão.

Goiânia continua a vacinação

Apesar da orientação, Goiânia decidiu manter a imunização geral para o público, seguindo as recomendações da Comissão Bipartite (CIB).

A vacinação foi mantida de acordo com a Resolição Nº 205/2021 de 19 de agosto de 2021 e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, logística e os critérios de vacinação não foram alterados.

Portanto, os adolescentes de 17 anos e os de 12 a 16 anos portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), continuam aptos a se imunizarem e contam com 3 postos de vacinação que necessitam de agendamento.

Anápolis decidiu suspender a vacinação em adolescentes sem comorbidades, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp