Press "Enter" to skip to content

Ministério da Saúde recomenda a suspensão de vacinação em adolescentes

O Ministério de Saúde recuou e aconselhou a suspenção de vacinação para adolescentes entre 12 a 17 anos sem comorbidades. Inicialmente, o governo federal pretendia vacinar 20 milhões de pessoas desse público.

Em nota enviada às secretarias de Saúde, a pasta informou que ”revisou” a recomendação e justificativa que a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela Covid-19 demostra evolução ”benigna”, apresentando assintomáticos.

A nota foi publicada nesta quarta-feira (16) ás 21h30 no sistema do Ministério da Saúde, menos de 24 horas após o início da campanha para este público.

“Os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos”, explica no texto a secretária Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo.

Segundo a secretária, a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda a imunização em crianças e adolescentes, com ou sem comorbidade.

Em julho, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, adiantou que o público participaria da campanha de vacinação.

Crianças e adolescentes correspondem a 2,5% das internações por coronavírus e 0,34% das mortes até o momento, segundo projeções do presidente do Departamento Científico de Imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Renato Kfouri.

Ao menos duas capitais do país decidiram suspender a imunização: Natal e Salvador tomara a decisão.

Goiânia continua a vacinação

Apesar da orientação, Goiânia decidiu manter a imunização geral para o público, seguindo as recomendações da Comissão Bipartite (CIB).

A vacinação foi mantida de acordo com a Resolição Nº 205/2021 de 19 de agosto de 2021 e de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, logística e os critérios de vacinação não foram alterados.

Portanto, os adolescentes de 17 anos e os de 12 a 16 anos portadores de deficiência permanente, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), continuam aptos a se imunizarem e contam com 3 postos de vacinação que necessitam de agendamento.

Anápolis decidiu suspender a vacinação em adolescentes sem comorbidades, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.