Ministério da Saúde responde Jojo Todynho com ironia: “Que mico foi esse?”

ministerio-da-saude-responde-jojo-todynho-com-ironia3A-22que-mico-foi-esse3F22

Ministério da Saúde ironiza Jojo Todynho: “Que mico foi esse?”

Em publicação, pasta respondeu com deboche às críticas da cantora ao SUS e destacou a importância do sistema público de saúde.

A polêmica entre Jojo Todynho e o Sistema Único de Saúde (SUS) continua repercutindo e ganhou um novo desdobramento nesta sexta-feira (11/4). O Ministério da Saúde, vinculado ao governo federal, publicou um comunicado oficial nas redes sociais em resposta às declarações da cantora sobre a rede pública de saúde.

Na nota — que veio carregada de sarcasmo —, o órgão do governo rebateu algumas das críticas feitas por Jojo. “Que mico foi esse?”, iniciou o post do Ministério da Saúde, fazendo um trocadilho com a música Que Tiro Foi Esse?, um dos maiores sucessos da artista.

Em seguida, o Ministério da Saúde refutou diretamente uma das falas da funkeira: “‘Só fala bem do SUS quem não usa’. Essa afirmação é mentirosa. Segundo pesquisas, o SUS é melhor avaliado por quem mais o utiliza. E, além disso, na prática, mesmo quem tem plano de saúde usa o SUS. Veja os exemplos.”

O comunicado então listou alguns dos serviços essenciais oferecidos à população por meio do SUS, como o uso de ambulâncias do SAMU, doação de sangue e órgãos, vacinação, além de ações ligadas à segurança sanitária em viagens de ônibus e avião, compra de alimentos, água e medicamentos. O texto ainda ressaltou que o sistema é considerado uma referência mundial.

Durante sua participação no podcast Fala Guerreiro Cast, na segunda-feira (7/4), Jojo Todynho gerou controvérsia ao criticar a postura de pessoas que defendem o SUS e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas que, segundo ela, mantêm comportamentos contraditórios. Ela ironizou: “Diz que é socialista, mas tá com iPhone 16. Diz ‘viva o MST’, mas tá de Redley no pé.”

Jojo também questionou a sinceridade daqueles que exaltam o SUS publicamente, mas possuem plano de saúde particular: “As pessoas que muito falam sobre essa questão de ‘viva o SUS’, ‘viva não sei o quê’, têm plano de saúde.”

A cantora ainda sugeriu que muitos estão mais preocupados com ganhos pessoais do que com o bem-estar coletivo: “A realidade é que tá todo mundo com dinheiro no bolso, querendo mais é que a sociedade se exploda.”

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp