O Ministério das Relações Exteriores deseja levar as tarifas para a mesa de negociação com Rubio, porém percebe o foco dos EUA na reunião entre Lula e Trump. O Chanceler brasileiro está nos Estados Unidos desde segunda-feira (13) e tem encontro marcado com o chefe de Estado nesta quinta-feira (16).
Em um telefonema, Marco Rubio e Mauro Vieira agendaram uma reunião em Washington. O encontro entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio, agendado para esta quinta-feira (16), é considerado pelo Itamaraty como uma oportunidade de insistir nas negociações sobre as tarifas e sanções impostas às autoridades brasileiras.
O Itamaraty adotou uma postura cautelosa, preparando-se para ter três representantes na conversa: a embaixadora em Washington, Márcia Loureiro, o negociador geral, Maurício Lira, e o responsável por assuntos econômicos do Itamaraty, embaixador Philip Fox-Drummond Gough.
Essa não será a primeira vez que Vieira e Rubio se encontrarão pessoalmente. Houve um encontro anterior quando o americano ainda era senador e o brasileiro embaixador em Washington. Na época, a postura também foi discreta e a conversa entre os dois só foi divulgada posteriormente.
Para o novo encontro, há uma diferença entre expectativa e realidade. O lado brasileiro deseja que o debate se concentre em assuntos econômicos, porém é consciente de que os americanos priorizarão discutir as preparações para o encontro futuro dos dois presidentes.
Além disso, há a avaliação de que Rubio negociará questões políticas e poderá abordar temas da América Latina que lhe interessam, como Venezuela e Cuba. Neste momento, a diplomacia brasileira percebe Rubio com uma postura mais discreta, considerando que anteriormente ele costumava falar bastante sobre questões políticas, inclusive sobre o Brasil.