Ministério das Relações Exteriores cria grupo de trabalho para troca de informações sobre brasileiros deportados dos EUA

IMG_4304

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) anunciou a criação de um grupo de trabalho (GT) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Este GT tem como objetivo trocar informações sobre os brasileiros deportados e a operacionalização dos voos de deportação, garantindo a segurança e o tratamento digno e respeitoso dos passageiros.

A previsão é de que uma linha direta de comunicação seja estabelecida imediatamente entre os membros do grupo, permitindo o acompanhamento em tempo real dos próximos voos. Essa ação visa mitigar problemas recentes, como um voo de deportação que transportou 88 brasileiros e enfrentou incidentes, incluindo passageiros algemados, relatos de agressões por parte dos agentes americanos, privação de comida e acesso a banheiro, além de problemas técnicos que afetaram o ar-condicionado e forçaram paradas não previstas.

Ação governamental

A proposta de criar o GT foi discutida em uma reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros no Palácio do Planalto, onde também foi anunciado o estabelecimento de um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais. Este terminal foi escolhido por ser o destino dos voos fretados pelo governo norte-americano nos últimos anos.

Incidentes

Em uma das escalas do voo problemático, em Manaus, a Polícia Federal determinou a retirada das algemas dos passageiros, que foram posteriormente alocados em outro avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até a capital mineira, onde chegaram no sábado, 25. Esta foi a primeira leva de brasileiros deportados desde a posse do presidente Donald Trump, que prometeu tolerância zero com a imigração ilegal.

Na segunda-feira, 27, a secretária de Comunidades Brasileiras no Exterior e Assuntos Consulares e Jurídicos do MRE, Márcia Loureiro, reuniu-se com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, para discutir a deportação de brasileiros. Esta reunião no Palácio do Itamaraty é um gesto diplomático que expressa o descontentamento do Brasil com o tratamento dispensado a seus cidadãos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp