O Ministério do Trabalho lançou nesta quarta-feira (04), a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat) 2018. A ação que acontecerá até novembro, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção de acidentes e adoecimentos em trabalhadores cotidianamente. Segundo o Ministério, dados preliminares do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), apontam que no ano passado, mais de 100 mil benefícios foram conseguidos a trabalhadores que precisaram ser afastados de alguma forma de suas atividades por mais de 15 dias, após terem problemas de saúde devido o serviço chegando a mais de 500 afastamentos ao dia.
“Precisamos olhar para esse tema com a importância que ele merece. Ter ambientes de trabalho seguros e saudáveis é importante tanto para o trabalhador quanto para o empregador, com benefícios que alcançam todos os brasileiros, economicamente ativos ou não”, destaca em nota o ministro do Trabalho interino, Helton Yomura. Ele lembra também da importância de conscientizar os empregadores e funcionários sobre a segurança e saúde no local de trabalho.
Acidentes
- Entre as principais causas de acidentes durante o expediente que levam ao afastamento de mais de 15 dia estão: fraturas, traumatismos e luxações; que acontecem geralmente quando as normas se segurança não são respeitadas.
Doenças
- As doenças que registraram um maior número de afastamento com mais de 15 dias foram: lesões, dorsalgia e transtornos como o de ansiedade.
Durante a campanha de 2018, o Ministério divulgará cartilhas sobre trabalho em altura, manutenção em fachadas, manual consolidado explicativo sobre a NR-35 (que trata sobre condições seguras dos trabalhos em altura). Além de um guia de Procedimentos da Inspeção do Trabalho (Manual de Fiscalização do trabalho em altura e Manual de Fiscalização do PCMSO) e também cartilha sobre adoecimento ocupacional, que buscará orientar trabalhadores e empregadores sobre o tema.