Ministério investiga ameaças à Subestação Marituba no Pará durante a COP30

ministerio-investiga-ameacas-a-subestacao-marituba-no-para-durante-a-cop30

O governo federal está investigando ameaças feitas à Subestação Marituba, no Pará, uma estrutura crucial do Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o sistema elétrico está seguro, com pleno funcionamento em todas as fases.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que um relatório de inteligência foi elaborado e encaminhado às forças de segurança do Pará, à Polícia Federal (PF), à Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República para investigar atos de coação e ameaças de ataque à Subestação 500/230 kV Marituba.

A empresa Verene Energia S.A. comunicou as ameaças feitas por um homem identificado como membro da facção criminosa Comando Vermelho (CV) que exigiu a suspensão imediata da obra de expansão da Subestação Marituba e interrupção diária das atividades a partir das 15h.

Medidas de segurança foram reforçadas pelo governo federal e do estado do Pará para proteger a região. O MME acionou as instâncias de segurança e enviou ofícios solicitando providências para garantir a segurança das pessoas e infraestruturas ameaçadas durante a COP30.

O abastecimento de energia está garantido, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, que adotou medidas preventivas e de contingência para assegurar o funcionamento pleno do sistema elétrico, com atenção especial às instalações da Região Norte durante o evento.

O Ministério de Minas e Energia desempenha um papel ativo no planejamento da rede elétrica para a COP30, coordenando ações com diversos órgãos e agentes locais para garantir o suprimento de energia e a segurança das instalações críticas durante a conferência.

A segurança energética é fundamental para o sucesso da COP30, sendo um dos temas importantes a serem abordados. O MME está engajado em garantir que o evento ocorra com excelência, adotando medidas de monitoramento e coordenação para garantir o fornecimento de energia e proteger as instalações críticas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp