Press "Enter" to skip to content

Ministério Público apura sorteio de arma feito pela Guarda Civil de Goiânia

Última atualização 20/04/2022 | 11:30

Nesta terça-feira (19),  Ministério Público de Goiás (MPGO) anunciou que está apurando o sorteio de uma arma de fogo Glock G25, feito pela equipe de Ronda Ostensiva Municipal (Romu) da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM).

O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NCAP) do MPGO enviou ofício solicitando informações como a origem da arma, os nomes dos guardas responsáveis pelo sorteio, como a arma será transferida para o ganhador, como a Guarda se certificará de que ela entregue somente a quem preencha pré-requisitos para se ter uma arma e ainda se o sorteio está autorizado por certificado exigido pelo Ministério da Economia.

A medida do MPGO vem após repercussão negativa do vídeo publicado em rede social. Na gravação, três guardas fardados e com armas na cintura anunciam o sorteio e as regras, afirmando se tratar da “melhor arma do mundo”. Cada cota do sorteio custa R$ 50. O ganhador pode escolher receber a pistola ou R$ 5 mil. Foi criado também um grupo em aplicativo para as pessoas participarem.

A justificativa do sorteio, segundo os guardas, é arrecadar fundos para obras de uma nova base da Guarda na região leste de Goiânia. O vídeo, publicado no perfil oficial da Romu, já não está disponível. Segundo a Prefeitura, foi retirado do ar pela própria rede social.

Em nota, a GCM informou que no local onde será construída a nova base, para a qual os guardas disseram tentar arrecadar fundos por meio do sorteio, funcionava uma escola estadual. “A área passa por reformas e adequações, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), com recursos próprios do município. A rifa divulgada em vídeo que circula em redes sociais visa arrecadação de recursos destinados a trabalhos sociais voluntários do grupamento com crianças em adolescentes”, afirma o texto.

A nota oficial afirma ainda que a arma foi doada por uma agente de segurança, em apoio à causa. Além disso, aponta que o ganhador da rifa terá que estar dentro do que a Lei 10.826/2003 determina sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.

Confira a nota na íntegra:

“- A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia informa que, em área anexa à Ronda Ostensiva Municipal (Romu), pertencente ao município de Goiânia, funcionava uma escola estadual, agora desativada.

– A área foi cedida à Romu, por termo de doação, com o objetivo de proporcionar aos integrantes uma base moderna e capaz de operacionalizar as ações policiais e sociais.

– A área passa por reformas e adequações, a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), com recursos próprios do município.

– A rifa divulgada em vídeo que circula em redes sociais visa arrecadação de recursos destinados a trabalhos sociais voluntários do grupamento com crianças em adolescentes.

– O item disponibilizado em rifa foi doado por agente de segurança pública sensibilizado com o trabalho realizado, no intuito de apoiar a causa.

– A pessoa interessada em adquirir a rifa deve observar o disposto na Lei 10.826/2003, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição.

– A Romu frisa que o item só será entregue ao ganhador que se enquadre na lei supracitada. Caso não preencha os requisitos dispostos em lei, o prêmio será entregue em dinheiro”