Ministério Público de Goiás lança campanha contra bullying nas escolas

O objetivo é conscientizar as crianças e jovens sobre a importância de se combater essa e outras formas de violência

O Ministério Público de Goiás lançou a campanha institucional de conscientização e enfrentamento ao bullying no ambiente escolar. A ação está inserida no projeto MP Amigo do Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação, que foi iniciado no ano passado. Denominada Bullying: Não fique calado! será realizada na primeira semana de abril, com o objetivo de mobilizar os jovens dentro das escolas públicas e privadas de Goiás, através de atividades didáticas e projetos pedagógicos, a se conscientizar, prevenir e combater o bullying e outras formas de violência.

De caráter educativo, a campanha também mobiliza as promotorias de justiça de todo o estado no sentido de expandir as recomendações por todas as unidades de ensino, adotando desta forma, medidas que promovam a pacificação no ambiente escolar.  O material que será utilizado, busca chamar a atenção para a necessidade de não se calar diante de atos de violência como o bullying, despertando o engajamento e a união de forças.

Segundo a coordenadora do CAO Educação, Liana Antunes Tormin,  a campanha contra o bullying foi idealizada com o objetivo de atender a uma demanda crescente registrada nas promotorias de Justiça, como decorrência do aumento de casos de violência no ambiente escolar. A promotora afirma que os episódios ocorridos em Goiás em 2017 reforçaram essa percepção e contribuíram para a articulação do CAO na execução do projeto

Visando potencializar os resultados desse trabalho, está sendo planejada para a primeira semana de abril uma ampla mobilização institucional no Estado, como programação comemorativa à Semana Estadual de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying nas escolas da rede pública e privada da educação básica. Essa data foi instituída no calendário oficial de Goiás pela Lei nº 17.696/2012.

MP Amigo

Liana Antunes adianta que a campanha pela paz na escola e o programa MP Amigo terão ainda outros desdobramentos ao longo deste ano, com abordagens de outros temas relacionados ao ambiente escolar. E recorda que uma das primeiras ações do projeto em 2017 foi o concurso que premiou 12 escolas por projetos pedagógicos de inclusão digital e incentivo à cultura da paz (leia no Saiba Mais). A proposta do MP Amigo é aproximar o Ministério Público da comunidade escolar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos