Ministério Público de Goiás seleciona estagiários em Direito

A Escola Superior do Ministério Público de Goiás (ESMP) informa que estão abertas a partir de hoje (10/4) as inscrições para participação na 89ª seleção de estagiários em Direito do MP, cujo edital foi publicado no dia 24 de março, no Diário Oficial Eletrônico da instituição (edição 1.890 do Domp). A seleção terá validade de um ano, prorrogável por igual período, a contar da data de sua homologação. São oferecidas 31 vagas, além das que surgirem dentro do prazo de validade do certame (cadastro de reserva).

Poderão participar da seleção acadêmicos de Direito que cursem do 5º ao 8º período. O prazo de inscrição vai até o dia 24 deste mês, devendo o interessado se inscrever somente pelo site do MP-GO, na página principal, ou pela página da ESMP (confira abaixo). O valor da taxa é de R$ 54,27, que deverá ser paga, impreterivelmente, até o primeiro dia útil após a data do encerramento das inscrições.

A remuneração do estagiário consiste de uma bolsa mensal, cujo valor é fixado em portaria do procurador-geral de Justiça. Atualmente, é de R$ 937,00. O estudante recebe ainda auxílio-transporte. A jornada de estágio é de 5 horas diárias e 25 horas semanais, compatíveis com o horário escolar.

Serão selecionados estagiários para atuação específica nos órgãos de execução ou de administração de promotorias instaladas em comarcas de 54 cidades.

O processo seletivo terá duas etapas: a primeira, composta de inscrição preliminar e prova escrita (objetiva e de redação), e a segunda, com a realização da inscrição definitiva. Ambas ocorrerão na comarca para qual o candidato se inscreveu. Mais informações podem ser conferidas no edital.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp