Ministério Público do Ceará pede cassação de prefeito de Santa Quitéria por ligação com facção criminosa

O Ministério Público Eleitoral (MPE) do Ceará solicitou a cassação do mandato do prefeito reeleito de Santa Quitéria, José Braga Barrozo (PSB), e do seu vice, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), por suspeita de ligação com uma facção criminosa carioca. Segundo a denúncia, a facção teria interferido a favor da chapa durante as eleições municipais de 2024. O prefeito, conhecido como Braguinha, foi supostamente favorecido por membros do Comando Vermelho, que teriam coagido eleitores do candidato adversário, Tomás Figueiredo (MDB), através de ameaças e intimidações.

De acordo com informações obtidas pelo MPE, eleitores e apoiadores teriam recebido mensagens e ligações com ameaças de morte, ordens de expulsão da cidade, ameaças de incêndio em casas e danos a veículos. Além disso, a facção criminosa teria ordenado a pichação de casas com símbolos de apoio ao candidato adversário e enviado ameaças ao Cartório Eleitoral do município. O órgão solicitou a cassação do prefeito Braguinha, do vice Gardel Padeiro, e a inelegibilidade dos dois por oito anos, além de acusar uma candidata a vereadora da cidade de envolvimento no esquema.

Em declarações à imprensa, o prefeito e o vice-prefeito negaram veementemente as acusações, alegando que a discussão na mídia seria fruto de ações coordenadas por grupos insatisfeitos com a derrota nas últimas eleições. A vitória da chapa de Braguinha e Gardel nas eleições foi no primeiro turno, com 41,1% dos votos válidos do município, enquanto o candidato adversário obteve 29,44% dos votos válidos.

A investigação apontou que o tráfico de drogas em Santa Quitéria é liderado pelo traficante Anastácio Paiva Pereira, conhecido como Doze ou Paizão, foragido que estaria escondido na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Anastácio teria autorizado ações a favor de Braguinha durante as eleições e enviado um representante para coordenar a operação no município. Em dezembro, a Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou uma operação na qual encontraram uma casa que seria do traficante, com itens de luxo.

Além disso, conforme o MPE, em julho deste ano, dois servidores públicos da Prefeitura de Santa Quitéria teriam ido até o Rio de Janeiro para entregar um veículo a Anastácio. Os servidores foram exonerados posteriormente. O MPE alegou que as circunstâncias indicam que o prefeito Braguinha possui ligações com pessoas envolvidas com a facção criminosa e que mantém algumas dessas pessoas na administração pública. Contudo, o prefeito afirmou que não teve conhecimento prévio da viagem dos servidores e que tomou medidas cabíveis, incluindo a exoneração dos mesmos.

Em suas notas à imprensa, o prefeito e o vice-prefeito reiteraram a negação das acusações, destacando que as denúncias seriam resultado de ações de grupos opostos e afirmando que os servidores mencionados na entrega do carro foram exonerados. Eles ressaltaram que a reeleição foi legítima e democrática, refletindo a vontade da maioria dos cidadãos de Santa Quitéria. A gestão se comprometeu a colaborar com as investigações para esclarecer o caso por completo e assegurar a integridade da sua administração.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Influencer é espancada com taco de sinuca pelo ex-marido no Ceará

Influencer é agredida com taco de sinuca no Ceará; ex-marido é suspeito do crime

Vítima levou pancadas fortes na cabeça depois de ter casa invadida na madrugada deste domingo (5). Ana Paula Alves continua internada.

Influencer espancada com taco de sinuca pelo ex segue hospitalizada

A influenciadora digital Ana Paula Alves, de 28 anos, foi agredida neste domingo (5) com golpes de taco de sinuca, e o ex-marido é o principal suspeito. Ele fugiu após o crime.

Ana Paula, que soma quase 350 seguidores nas redes sociais, foi internada após o espancamento e continua se recuperando no Hospital Regional do Cariri. Ana Paula está consciente, mas debilitada, e não fala sobre o assunto.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social disse que a Polícia Civil investiga uma “ocorrência de lesão corporal no contexto de violência doméstica”. “Uma equipe da Polícia Militar foi chamada e atendeu o caso. Conforme as informações policiais, a vítima foi lesionada e socorrida para uma unidade de saúde. A Delegacia Municipal de Araripe está à frente das investigações”, respondeu o órgão.

Conforme apuração da TV Verdes Mares, o ex-marido teria invadido a casa dela antes de cometer o crime. Imagens mostram como ficou a casa da vítima após o arrombamento.

Os dois eram casados, mas estavam separados neste momento. Segundo familiares, era um relacionamento conturbado e “cheio de idas e vindas”. Ainda não há detalhes sobre se o homem estaria tentando reatar com Ana Paula.

SUSPEITO É FILHO DE VEREADORA DE ARARIPE

Ana Paula Alves é influenciadora digital e faz vídeos em que mostra a própria rotina, com mais de 348 mil seguidores nas redes sociais. Ela havia sido casada com o suspeito, identificado como Brendo Rondovalho, com quem já tinha reatado o relacionamento algumas vezes. Atualmente, o casal estava separado.

O suspeito é filho de uma vereadora do município. De acordo com familiares da vítima, Brendo foi até a casa da ex-mulher na madrugada e forçou a entrada na residência. Em seguida, agrediu Ana Paula e fugiu. O homem ainda não foi localizado.

Na casa da vítima, foram encontrados diversos objetos jogados no chão, como cadeiras caídas na cozinha e vários itens de um dos quartos retirados do lugar.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp