Ministra acompanha Concurso Público Nacional Unificado em Brasília: 760 mil inscritos disputam 3.652 vagas no governo.

ministra-acompanha-concurso-publico-nacional-unificado-em-brasilia3A-760-mil-inscritos-disputam-3.652-vagas-no-governo

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, realizou uma visita a um dos locais de prova do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) na Asa Norte, em Brasília. A expectativa para o número de participantes é alta, com mais de 761 mil inscritos disputando 3.652 vagas em 32 órgãos do governo federal. Os portões fecharão às 12h30 deste domingo (5).

Esther Dweck, juntamente com o secretário de Gestão de Pessoas, José Celso Cardoso Jr., esteve presente no campus da Asa Norte do Centro Universitário de Brasília (Ceub), onde a prova objetiva da segunda edição do concurso está sendo realizada. Durante a visita, a ministra enfatizou a importância da integração com as forças de segurança para garantir a tranquilidade e a segurança do processo.

A ministra acompanhará de perto todo o processo no Centro Integrado de Comando e Controle. O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) atraiu mais de 760 mil candidatos em todo o Brasil para a realização da primeira fase neste domingo. Os portões abriram às 11h30 e fecharão às 12h30, com previsão de início das provas às 13h.

Além disso, a ministra divulgou um vídeo desejando boa sorte aos inscritos, contando com a divulgação e apoio do ex-presidente Lula nas redes sociais. O processo seletivo está sendo coberto ao vivo pelo DE, e os gabaritos oficiais serão divulgados na segunda-feira (6).

O concurso conta com vagas distribuídas em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos concorram a diversas vagas dentro do mesmo bloco com apenas uma inscrição. Os salários iniciais variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil, dependendo do cargo e do nível de escolaridade exigido.

As provas possuem questões comuns a todos os candidatos e perguntas específicas de acordo com o bloco temático escolhido. A prova discursiva será aplicada exclusivamente para os aprovados na primeira fase. Os horários e locais de provas podem ser conferidos no site do DE.

Os candidatos devem seguir as orientações e restrições para o dia da prova, como o uso de roupas confortáveis, desligamento de celulares e preenchimento correto do cartão de respostas. O cartão de confirmação e demais informações importantes também estão disponíveis para consulta no site do DE.

Com um cronograma oficial bem estruturado, o CNU 2025 promete ser um dos maiores concursos públicos do país, com cobertura completa de todas as etapas e detalhes importantes para os candidatos. A ministra Esther Dweck e sua equipe continuam acompanhando de perto todo o processo para garantir a transparência e lisura do concurso.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp