A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou, nesta sexta-feira, 9, que o boi é o “bombeiro do Pantanal”. A ministra disse, ainda, que se tivesse mais gado no bioma, os incêndios poderiam ser menores do que os deste ano, situação que classificou como “desastre”.
“Falo uma coisa que às vezes as pessoas criticam. Mas, o boi, ele ajuda. Ele é o bombeiro do pantanal, porque ele é quem come aquela massa do capim, seja o nativo ou plantado. É ele que come essa massa para não deixar que como este ano nós tivemos [os incêndios]. A seca…a água no subsolo também baixou os níveis e essa massa virou o que? Um material altamente combustível, incendiário”, disse.
Nesta manhã, a ministra participou pela manhã de reunião virtual de comissão temporária do Senado que acompanha os incêndios no Pantanal. Ela comentou, ainda, que “aconteceu o desastre porque nós tínhamos muita matéria orgânica seca que, talvez, se tivéssemos um pouco mais de gado no pantanal, isso teria sido um desastre até menor do que nós tivemos este ano. Mas isso tem de servir como reflexão do que temos de fazer”.