Press "Enter" to skip to content

Ministro da Defesa pode ser anunciado por Lula ainda nesta quinta, 8

Última atualização 08/12/2022 | 16:19

A pressão para o anúncio dos ministros do presidente Lula fez o petista mudar de ideia. O nome do titular da Defesa pode ser anunciado ainda nesta quinta-feira, 8, de acordo com o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim. O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro deve ser formalizado no cargo para indicar articulações com as Forças Armadas. 

Múcio é pernambucano e tem 74 anos de idade. Ele deve manter a tradição de ascender os oficiais mais antigos ao comando do Exército, Marinha e Aeronáutica. Assim, o general Julio Cesar de Arruda, o almirante Renato Rodrigues Aguiar Freire e o brigadeiro Marcelo Damasceno serão os escolhidos. 

Apesar da informação, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, não confirmou a revelação antes de amanhã, sexta-feira, 9.

“Ele acabou de me chamar para o final da tarde [desta quinta] para conversar. Está querendo pelo menos amanhã anunciar alguns nomes de ministros. Ele estava querendo deixar para depois da diplomação, mas tem muita especulação, muita coisa. Aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele quer divulgar amanhã”, disse.

Se a proposta se cumprir, os ministros serão anunciados por Lula por volta das 10h45, na sede do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do gabinete de transição, em Brasília – antes da partida do Brasil contra a Croácia na Copa do Mundo, marcada para o meio-dia. As especulações apontam Fernando Haddad e Flávio Dino nas vagas do Ministério da Fazenda e do Ministério da Justiça, respectivamente. Na semana passada, ele afirmou que já tinha “80% dos nomes” na cabeça”.

Parte dos demais integrantes deve ser anunciada na próxima terça-feira, 13, no dia seguinte à diplomação de Lula pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A escolha da data está relacionada ao simbolismo do “número da sorte” do Partido dos Trabalhadores (PT). A expectativa é que oito ministros sejam revelados.

Na lista estão a senadora Simone Tebet no Ministério de Desenvolvimento Social, o senador eleito Flávio Dino na Justiça, o governador da Bahia Rui Costa na Casa Civil, o ex-chanceler Mauro Vieira no Ministério das Relações Exteriores, a deputada federal eleita por São Paulo Marina Silva no Ministério do Meio Ambiente e o deputado federal por São Paulo Alexandre Padilha no Ministério de Relações Institucionais.