Press "Enter" to skip to content

Ministro da Saúde diz que meta é vacinar 1 milhão por dia

O novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem (24) em coletiva, que a meta é pelo menos triplicar a quantidade de vacinação diária. Hoje, a média gira em torno de 300 mil vacinas por dia. A meta é o mais próximo de 1 milhão de doses diárias.

“O compromisso número um do nosso governo é a implementação de uma forte campanha de vacinação. Todos sabem o esforço que foi feito para buscar vacinas. Hoje sabemos que 95% da população brasileira deseja ser imunizada. E nós, agentes públicos, temos que envidar esforços para que o programa de vacinação tenha concretude”, disse o ministro.

Em relação ao lockdown, o ministro disse que descarta essa medida como forma de conter a disseminação do vírus. Para ele, é possível aderir outras formas de distanciamento. “Quem quer o lockdown? Ninguém quer lockdown. O que temos do ponto de vista prático é adotar medidas sanitárias eficientes que evitem lockdown. Até porque a população não adere. A vacina é importante, mas precisamos usar máscaras, precisamos manter um certo distanciamento. Vamos buscar maneiras de disciplinar o distanciamento social”, disse.

Segundo o ministro, o presidente Jair Bolsonaro lhe conferiu autonomia para montar sua equipe. Para a Secretaria Executiva foi indicado o servidor de carreira Rodrigo Castro. Para a Secretaria de Atenção Especializada em Saúde foi escolhido o Dr. Sérgio Okani, diretor-executivo de traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Uma secretaria especial de combate ao coronavírus será criada, mas ainda não foi informado o nome.