Ministro das Relações Exteriores é convidado para explicar crise com Carrefour na Câmara

Carrefour: comissão da Câmara convida Mauro Vieira para explicações

Comissão da Agricultura vai ouvir ministro das Relações Exteriores sobre a relação do Brasil com a França após a crise com Carrefour francês

A Comissão de Agricultura da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (27/11), um convite para o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ir no colegiado explicar a relação do Brasil com a França depois da crise que envolveu a marca DE no boicote às carnes brasileiras.

Em um comunicado divulgado no último sábado (24/11), o CEO global da empresa, Alexandre Bompard, afirmou que não compraria mais carne brasileira para as suas lojas na França em apoio à oposição de agricultores franceses ao avanço do acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

O convite para Vieira foi aprovado de forma simbólica pelos deputados, ou seja, não houve registro de votos. Por estar próximo do recesso parlamentar, é provável que o comparecimento do ministro na comissão só ocorra em 2025.

O ministro das Relações Exteriores deve falar no colegiado sobre como estão as negociações sobre o acordo entre União Europeia e Mercosul, inclusive como essa situação impacta no andamento do processo. O requerimento aprovado é de autoria do deputado Evair de Melo (PP-ES), presidente da comissão.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp