Moraes pede explicações à SAP sobre segurança do hacker de Araraquara
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, solicitou, na última segunda-feira (3/2), esclarecimentos à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) sobre a segurança de Walter Delgatti Neto, conhecido como hacker de Araraquara, detido no município que lhe deu o apelido, no interior de São Paulo.
A decisão de Moraes exige que a SAP forneça detalhes sobre a segurança do detido e se posicione sobre a possibilidade de transferir o hacker para a Penitenciária II de Tremembé, onde estão detidos réus envolvidos em casos de grande repercussão.
Ao longo do documento, o ministro mencionou o argumento da defesa do detido que solicitou a transferência de unidade prisional, citando a “polarização política” do país e as ameaças recebidas pelo preso na detenção de Araraquara.
O posicionamento do ministro acolheu uma manifestação da Procuradoria-Geral da República, mesmo destacando a ausência de indicativos atuais de riscos à integridade física de Delgatti no presídio atual.
O prazo estipulado para a SAP responder ao pedido é de 10 dias. O Metrópoles entrou em contato com a secretaria para esclarecimentos, porém, até o momento desta publicação, não obteve retorno.
A defesa de Delgatti solicitou a transferência para Tremembé no início de janeiro deste ano, alegando a segurança do estabelecimento que abriga presos de casos de grande repercussão. O presídio é conhecido por abrigar detentos famosos, como o ex-jogador de futebol Robinho e Cristian Cravinhos, condenado pelo homicídio do casal Von Richthofen.
Fique por dentro das notícias de São Paulo acompanhando o perfil do Metrópoles SP no Instagram. Para denúncias ou sugestões de reportagens sobre São Paulo, entre em contato pelo WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.