Press "Enter" to skip to content

Ministro do TCU deve se explicar sobre áudio golpista

Última atualização 09/12/2022 | 15:55

Pouco mais de duas semanas após a divulgação de um áudio com teor golpista, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, foi intimado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido de explicações sobre supostos atos antidemocráticos feito pelo ministro da Corte, Alexandre de Moraes, ocorreu no fim de novembro, mas somente agora o servidor foi encontrado. Desde a polêmica, Nardes está em licença médica que foi prorrogada nesta quinta-feira, 8.

A gravação revelada sugere que Bolsonaro e militares de alto escalão estariam articulando estratégias para impedir a posse de Lula em 1º de janeiro de 2023. O ministro, que foi relator e rejeitou as contas presidenciais da presidente Dilma resultando no início do processo de impeachment da petista, compartilhou confidências a um grupo de empresários do agronegócio no whatsapp.

“Ele [Bolsonaro] não está bem, está com um ferimento na perna, uma doença de pele bastante significativa”, afirmou. “Mas tem esperança de poder se recuperar e poder melhorar sua condição física. E certamente terá condições de enfrentar o que vai acontecer no País”, afirmou, completando que em breve haveria um “desenlace bastante forte na nação, [de consequências] imprevisíveis, imprevisíveis”.

Nardes declarou ter se encontrado com o presidente Jair Bolsonaro, que estaria  pronto para “enfrentar o que vai acontecer no País”. As conversas teriam sido gravas logo após o resultado das eleições em segundo turno, em 30 de outubro. O ministro do TCU se pronunciou lamentando a situação.

“O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos. Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas”, declarou por meio de nota do TCU.