Tarcísio troca secretário da Casa Civil por presidente estadual do Republicanos
Entre as responsabilidades da Casa Civil estão a articulação política e administrativa. O ministro da Infraestrutura, Tarcisio DE Freitas, anunciou a substituição do secretário da Casa Civil, Arthur Lima, pelo presidente estadual do Republicanos, Roberto Carneiro. A saída de Lima do cargo foi motivada por insatisfações com sua atuação política, de acordo com informações da GloboNews. A falta de comunicação com parlamentares, prefeitos e empresários era uma queixa recorrente, o que torna estratégica a presença de Carneiro na pasta em ano eleitoral.
Tarcísio confirmou sua pré-candidatura à reeleição no governo de São Paulo e negou quaisquer especulações sobre outros planos eleitorais, mesmo após o adiamento de uma visita ao ex-presidente Jair Bolsonaro. A agenda do ministro foi motivo de questionamentos, já que a justificativa de compromissos em São Paulo parecia contraditória com a inexistência de compromissos externos. A nova data do encontro com Bolsonaro foi marcada para a próxima quinta-feira (29), após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Arthur Lima, que ocupava a Secretaria de Justiça e Cidadania, deixará o governo para ceder lugar a Fábio Prieto. Lima estava à frente da Casa Civil desde o início da gestão, tendo se desfiliado do PP em 2024. Outras mudanças no secretariado do governo de São Paulo são esperadas nos próximos meses, em decorrência das eleições. A saída de Gilberto Kassab, do PSD, é uma das movimentações aguardadas, enquanto Guilherme Piai Filizzola e Valéria Bolsonaro já deixaram seus cargos nas secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Políticas para a Mulher, respectivamente.




