Zanin afirma estar “apto” para julgar processo de Bolsonaro no STF
A defesa de Bolsonaro solicitava o impedimento do ministro no processo. No entanto, o ministro Zanin afirmou que o único contato que teve com Bolsonaro foi em um aeroporto.
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, declarou estar pronto para participar do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais 33 denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Zanin respondeu a um pedido de manifestação do ministro Luís Roberto Barroso sobre um possível impedimento dele e do ministro Flávio Dino no processo. Segundo o ministro, embora tenha atuado como advogado para políticos nas eleições de 2022, suas funções foram encerradas em outubro de 2022, não interferindo nos fatos ocorridos.
“Por consequência, não tive qualquer atuação em investigações relacionadas aos fatos ocorridos no 8/1/2023 e em seus desdobramentos ou fatos correlatos, inclusive já participei de 901 recebimentos de denúncia e 418 julgamentos de mérito relacionados aos crimes praticados naquela data, tanto no Plenário quanto na 1ª Turma”, explicou Zanin.
Ele também destacou que o único contato que teve com o ex-presidente aconteceu no segundo semestre do ano passado, quando Bolsonaro procurou por ele no Aeroporto Internacional de Brasília, onde tiveram uma conversa “republicana e civilizada”.
Zanin reiterou que não identifica nenhuma suspeição que o impeça de atuar no caso, e não possui qualquer sentimento negativo que possa interferir em sua atuação como magistrado no processo em questão.
Fique atualizado com as notícias do Metrópoles no Telegram! Acesse o canal de notícias no Telegram para estar por dentro de tudo o que acontece!