Representantes de países africanos e do governo federal visitam Embrapa Semiárido em Petrolina
A agenda do dia incluiu a visitação a unidades produtivas, como a fruticultura irrigada e projetos de piscicultura, além de apresentações sobre tecnologias aplicadas à agricultura em áreas de sequeiro.
Representantes de países africanos visitam Embrapa Semiárido em Petrolina
A cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, foi o local escolhido para sediar o Segundo Diálogo Brasil-África, que contou com a presença de representantes de 45 países africanos na Embrapa Semiárido. O evento tem como objetivo fortalecer o intercâmbio de conhecimentos e experiências e teve início com uma recepção marcada pela agricultura familiar e apresentações culturais regionais.
A comitiva contou com a participação de ministros brasileiros de diferentes pastas, ressaltando a importância da colaboração e do intercâmbio de tecnologias entre os países. Durante a visita, o ministro da Agricultura do Senegal destacou a relevância do conhecimento brasileiro para a produção de alimentos na região africana da savana.
Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto as tecnologias utilizadas pela Embrapa Semiárido, tanto na fruticultura irrigada quanto nas áreas de sequeiro. O diretor de Agricultura da Namíbia destacou a aquisição de insumos e equipamentos agrícolas do Brasil como evidência da estreita parceria entre as nações.
A programação incluiu uma visita a campo dividida em diferentes atividades, permitindo aos visitantes conhecerem de forma prática as tecnologias e práticas sustentáveis adotadas pela Embrapa Semiárido. A presidente da Embrapa ressaltou a importância do Diálogo Brasil-África como uma estratégia para ampliar a produção de alimentos e combater a fome e a pobreza no mundo. A visita é uma etapa fundamental para fortalecer a colaboração e a troca de experiências entre Brasil e África em prol do desenvolvimento agrícola e da segurança alimentar no continente.