Cidade do Vale do Ribeira, SP, recebe projeto piloto de iluminação pública eficiente; entenda
Miracatu (SP) receberá investimento inicial de R$ 348,5 mil do governo do Estado de São Paulo.
A cidade de Miracatu, no interior de São Paulo, vai sediar um projeto que tem como objetivo modernizar a iluminação pública com lâmpadas de LED, telegestão [controle das lâmpadas] e sensores inteligentes. Para isso, o município contará com um investimento inicial de R$ 348,5 mil, financiado pelo programa Desenvolve SP, do governo do estado.
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo, o projeto tem um prazo de seis meses e, no final, a prefeitura receberá um diagnóstico técnico e recomendações para aprimorar o serviço. A iniciativa pode ainda ser replicada em outros municípios interessados.
Em nota, a pasta informou que Miracatu foi escolhida no Vale do Ribeira pois apresentou as características técnicas consideradas necessárias, como ser o município que tem o menor percentual de iluminação LED entre os demais na região.
O programa Desenvolve SP oferece crédito aos municípios interessados em projetos por meio da Linha Municípios Sustentáveis. A linha apoia iniciativas como eficiência energética, mobilidade urbana limpa e saneamento, com taxa a partir de 0,47% ao mês mais IPCA, prazo de até 120 meses e carência de 12 meses.
A modernização da iluminação pública em Miracatu representa um importante passo rumo à eficiência energética e à utilização de tecnologias sustentáveis. Com o apoio do governo do Estado de São Paulo, a cidade terá a oportunidade de melhorar significativamente sua infraestrutura, beneficiando diretamente a população local e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Além disso, a implantação do projeto piloto em Miracatu servirá como um modelo para outros municípios que buscam melhorar sua iluminação pública e reduzir o consumo de energia. Com investimentos em tecnologia e inovação, é possível transformar as cidades, tornando-as mais eficientes, seguras e sustentáveis. A iniciativa em Miracatu é apenas o começo de uma tendência que pode se expandir para diversas regiões do país, melhorando a qualidade de vida de milhares de pessoas.