Mirassol: Menor cidade da Série A em 40 anos de Brasileirão

Mirassol será o time da menor cidade dos últimos 40 anos do Brasileirão. Município do interior paulista tem apenas 65 mil habitantes, que sequer encheriam os três maiores estádios do país. O mais novo caçula da Série A do Campeonato Brasileiro mora na cidade que não encheria os três maiores estádios do país. O Mirassol leva o nome do município de 65.485 habitantes, que será o de menor população dos últimos 40 anos da elite nacional.

O Leão venceu a Chapecoense neste domingo, confirmou o acesso inédito à primeira divisão e se sagrou vice-campeão da Série B. Os moradores da cidade do interior paulista não seriam capazes de lotar o Maracanã, o Mané Garrincha, em Brasília, e o Morumbi. Mirassol fica a 15 quilômetros da metrópole São José do Rio Preto, que possui mais de meio milhão de habitantes. Para se ter uma ideia do tamanho do feito do clube, oDE revisitou os últimos 40 anos da elite nacional.

De 1980 em diante, em apenas uma vez a Série A teve um clube de um município com menos de 70 mil habitantes. O levantamento considera a população da época em questão. Foi no Brasileirão de 1984, que teve a participação de 41 clubes. Um deles era a Catuense, da cidade de Catu, na Bahia, que terminou na vice-lanterna. O município, que fica na região metropolitana de Salvador, tinha cerca de 39,4 mil habitantes, na época.

Antes disso, o recorde era do Villa Nova-MG, da cidade de Nova Lima. O clube mineiro disputou a Série A pela primeira vez em 1977. O censo do IBGE de 1970 indicava que o município da Região Metropolitana de Belo Horizonte tinha 34 mil habitantes. Em 1980, chegou aos 41.217 moradores. Por pouco, o Novorizontino, de Novo Horizonte com seus 38 mil moradores, não se juntou à estatística.Voltando ao século XXI, os único times de cidades abaixo de 200 mil habitantes na Série A foram São Caetano e Bragantino. O município de São Caetano do Sul fica na região do ABC Paulista e conta com 165.655 moradores, de acordo com o atual Censo do IBGE.

Vice-campeão brasileiro em 2000 e 2001, o Azulão também marcou presença na elite nacional em mais cinco edições entre 2002 e 2006. Bragança Paulista, por sua vez, tem 176.811 habitantes. O Bragantino, vice-campeão em 1991, está na Série A desde 2020. Outros times de cidades menores neste século na Série A foram Ipatinga, Grêmio Barueri/Prudente, Criciúma e Chapecoense, que disputaram o Brasileirão quando seus municípios tinham pouco mais de 200 mil habitantes.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Fulham aguarda resposta do Palmeiras por Andreas Pereira, meio-campista diferenciado: técnico elogia

Técnico do Fulham comenta proposta do Palmeiras por Andreas e elogia: “É um jogador diferente”

Meio-campista de 28 anos interessa ao Verdão, que apresentou oferta em cerca de 20 milhões de euros e aguarda resposta do clube inglês

Palmeiras oficializa proposta por Andreas Pereira

Palmeiras oficializa proposta por Andreas Pereira

Alvo do Palmeiras [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/] para 2025, Andreas Pereira entrou em campo como titular na vitória do Fulham, da Inglaterra, sobre o Chelsea, por 2 a 1, nesta quinta-feira e foi motivo de questionamento ao técnico Marco Silva após a partida.

– Claro que falo com ele, mas isso do Palmeiras [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/] não é para uma conversa entre eu e ele. O clube tem as pessoas responsáveis para falar e para ouvir. Até agora não tenho nenhuma informação do clube que tem algo perto de acontecer, portanto, nem a conversa – disse o treinador, a respeito das tratativas, em entrevista à ESPN após a partida.

– Todo o resto está a parte de mim, está longe do Andreas também. Tem as pessoas responsáveis por ele, e o clube tem as pessoas responsáveis a tratar. Temos focado só treino a treino e jogo a jogo.

+ Siga o ge Palmeiras no WhatsApp [https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9zoIdD38CLPTQGtX3E]

Andreas Pereira: veja melhores momentos do meia na Seleção [https://s01.video.glbimg.com/x240/13200468.jpg]

Andreas Pereira: veja melhores momentos do meia na Seleção

Andreas, inclusive, estava suspenso na última rodada e voltou a ficar à disposição para o confronto desta quinta-feira. Ele atuou por 73 minutos antes de ser substituído.

– É importante, óbvio que ter o Andreas conosco e disponível depois do quinto amarelo é muito importante para nós. É um jogador diferente, um jogador que nos dá outras coisas – completou Marco Silva.

Andreas Pereira durante o aquecimento de Chelsea x Fulham — Foto: Divulgação /Fulham

Mais notícias do Palmeiras [https://de.globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/]:
+ Super Palmeiras? Com receitas turbinadas, clube agita mercado para 2025 [https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2024/12/26/super-palmeiras-com-receitas-turbinadas-clube-agita-mercado-para-2025-e-tem-janela-agressiva.ghtml]
+ Zé Rafael avalia propostas e ainda tem futuro indefinido no Palmeiras [https://ge.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2024/12/26/ze-rafael-avalia-propostas-e-ainda-tem-futuro-indefinido-no-palmeiras.ghtml]

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp