Miss Araucária 2024 é suspeita de maus-tratos ao jogar bombinhas para espantar gatos – Delegado afirma que ato gera sofrimento aos animais

Miss é suspeita de maus-tratos após jogar bombinhas para espantar gatos em Curitiba: ‘Vídeo passou uma mensagem errada’, diz investigada

Vídeo foi postado por Gabrielly Vitória e deletado após repercussão negativa. Jovem disse que nenhum animal se feriu. Delegado disse que, mesmo sem intenção de machucar, ato gera sofrimento aos bichos.

Miss é investigada por suspeita de maus-tratos após jogar bombinhas para espantar gatos [https://s04.video.glbimg.com/x240/13242271.jpg]

Miss é investigada por suspeita de maus-tratos após jogar bombinhas para espantar gatos

A Miss Araucária [DE.globo.com/pr/parana/cidade/araucaria/] 2024, Gabrielly Vitória, de 19 anos de idade, está sendo investigada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) por suspeita de maus-tratos contra animais após postar um vídeo onde aparece jogando bombinhas para espantar gatos que estavam no quintal de uma casa vizinha.

O caso aconteceu em Curitiba [DE.globo.com/pr/parana/cidade/curitiba/], na noite de domingo (7). Assista acima.

Miss é suspeita de maus-tratos após jogar bombinhas para espantar gatos em Curitiba — Foto: Redes sociais

Miss é suspeita de maus-tratos após jogar bombinhas para espantar gatos em Curitiba — Foto: Redes sociais

Ainda no vídeo, a jovem aponta para o terreno mostrando onde os gatos costumam ficar e, em seguida, acende uma bombinha e joga.

Gatos não aparecem nas imagens, entretanto, no dia seguinte, Gabrielly fez uma nova publicação mostrando os animais e dizendo que “a bombinha não deu certo”.

Após jogar bombinha em direção aos animais e filmar, Miss Araucária postou novo vídeo falando que ‘a bombinha não deu certo’ — Foto: Redes sociais

Os materiais repercutiram negativamente e foram deletados, mas a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba teve acesso às gravações e apura se houve crime. Leia mais abaixo.

Ao de [DE.globo.com/pr/parana/], a jovem disse reconhecer que a atitude não foi correta e pediu desculpas. Afirmou, também, que cortes do vídeo estão repercutindo fora de contexto, destacando apenas a parte em que ela aparece dizendo que jogaria as bombinhas nos animais.

> “No vídeo eu falo eles ficam ali atrás e a bombinha foi jogada no terreno, no entanto nenhum gato foi atingindo e nem incomodado […] O vídeo passou uma mensagem errada, de que eu queria machucar eles. Vendo de fora também ficaria chateada com minha atitude. Reconheço que ofendi pessoas sensibilizadas aos animais. Mesmo eu sabendo que não havia intenção nenhuma e que nenhum animal foi ferido, peço desculpas a todos que se ofenderam”, disse.

Gabrielly também explicou que decidiu tomar a atitude por conta do barulho dos animais que, segundo ela, não a deixavam dormir. Segundo a jovem, o imóvel vizinho onde ela jogou as bombinhas está desocupado, e os gatos, abandonados.

A jovem afirmou que, até a manhã desta quarta-feira (8), não havia sido intimada pela polícia sobre a investigação.

Leia também:

Investigação: Corpo de mulher é encontrado em rio um dia após ex dela morrer em acidente
Interpol: Brasileiro foragido que estava na lista vermelha é preso no Paraná
Em restaurante: Segurança é preso suspeito de comer escondido, beber e furtar R$ 3 mil durante trabalho

‘PROVOCA O INTENSO SOFRIMENTO AOS ANIMAIS’, DIZ DELEGADO

O delegado Guilherme Dias disse que abriu inquérito para apurar o caso. Ele explica que vai intimar, além de Gabrielly, outras pessoas que participaram do ato.

> “A detonação de explosivos, ainda que não no intuito de atingir diretamente o animal, provoca o intenso sofrimento aos animais, portanto configura o crime de maus-tratos”, explicou.

No Brasil, o crime de maus-tratos contra cães e gatos tem pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa.

Miss perdeu a coroa por conta do vídeo

A repercussão do vídeo fez com que a coordenação do Miss Araucária, cidade da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), retirasse o título dela conquistado em 2024. O concurso que deve eleger a Miss de 2025 será realizado em 22 de março, e o reinado de Gabrielly deveria continuar até lá.

> “A coordenação não compactua com tal atitude e acreditamos que esta ação não representa o que se espera de uma Miss que, entre outras coisas, está a defesa pelos animais”, disseram, em nota.

A coordenação explicou também que a primeira finalista do concurso de 2024 assumiu o cargo na terça-feira (7) e agora é considerada a Miss Araucária 24.

Vídeos: mais assistidos do de Paraná

50 vídeos

Leia mais notícias no de Paraná.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Alerta Amarelo: Tempestade no Paraná – Previsão e Cuidados para 389 Cidades – DE Atento até 19h – Simepar Alerta.FirebaseAuth.Security.

O DE emitiu um alerta amarelo de perigo de tempestade para para 389 cidades do Paraná neste sábado (11). O alerta é válido até às 19h. Veja mais abaixo.

Conforme o DE, estão previstos ventos intensos que podem atingir até 60 quilômetros por hora, queda de granizo e chuva de até 50 milímetros. O risco é baixo para queda de energia, estrago em plantações, queda de galhos de árvore e alagamento.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as tempestades podem ser pontualmente intensas, especialmente à tarde, em todas as regiões do estado. Na faixa litorânea, os ventos vindos do oceano manterão as condições favoráveis à chuva, principalmente entre a tarde e a noite, explica o Simepar.

Para o domingo (12), o órgão explica que a instabilidade perde força no estado e o sol aparece com mais intensidade na região centro-oeste.

A população deve tomar alguns cuidados, segundo o DE:

– Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas;
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
– Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
– Evitar enfrentar o mau tempo;
– Observar alteração nas encostas.

Para mais informações a orientação é que a população entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199, ou com o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp