O que era pra ser uma simples visita a um orfanato em Johanesburgo, na África do Sul, gerou polêmica e acusações de racismo na internet. A miss sul-africana, Demi-Leigh Nel-Peters, aparece em diversas fotos nas redes sociais usando luvas estando cercada de crianças da instituição.
Apesar das duras críticas dos usuários, funcionários do orfanato consideraram “ridícula” qualquer acusação de racismo. “É claro que não era porque ela não queria tocar as crianças negras”, disse Carol Dyantyi, porta-voz do orfanato Orlando West Community Centre Ikageng.
Segundo a instituição, Nel-Peters estava alimentando as crianças durante a ação voluntária, sendo que as luvas eram uma medida de higiene.
“Pedimos que ela e todos os outros voluntários usassem as luvas enquanto estivessem manuseando a comida”, afirmou Dyantyi à BBC. “Foi puramente para proteger as crianças do risco de comida contaminada. A reação nas redes sociais é ridícula”, concluiu.
Depois da divulgação das fotos na internet, usuários começaram a compartilhar imagens da modelo abraçando cachorros e crianças brancas sem luvas. Em resposta, Nel-Peters postou um vídeo em sua conta alegando que usou as luvas por razões sanitárias e negou qualquer componente racial em suas atitudes.
“Todos os voluntários usaram luvas hoje porque nós, honestamente, pensamos que era a coisa certa para fazer enquanto manuseávamos a comida e a entregávamos às crianças”, declarou. A modelo também pediu desculpas a “todos que se sentiram ofendidos” pelas imagens.