Press "Enter" to skip to content

Mistério cerca morte de general que sabia ‘segredos’ de Putin

Última atualização 17/08/2023 | 16:15

O general russo Gennady Lopyrev, de 69 anos, que havia sido preso por possuir conhecimento sobre segredos do presidente Vladimir Putin, foi encontrado morto nas instalações prisionais. Este é o segundo caso de óbito de um membro do alto escalão militar russo em apenas 24 horas, causando perplexidade e mistério dentro do país.

Pouco antes, o corpo do coronel Gennady Zhidko, de 58 anos, também foi encontrado sem vida. Sua morte aconteceu horas após ter sido destituído de suas funções no comando militar. A coincidência temporal entre esses dois óbitos provoca questionamentos e um grande enigma em solo russo.

Gennady Lopyrev apresentou dificuldades respiratórias no dia 14 de agosto, conforme relatado por fontes. Equipes médicas que o atenderam apontaram que o general estava acometido por leucemia, uma doença não diagnosticada previamente. No entanto, surgem suspeitas de envenenamento, uma vez que suas condições deterioraram rapidamente após conversar com seu filho, Alexander, que mencionou que seu pai aparentava estar em boa saúde momentos antes.

O chefe da unidade médica que avaliou Lopyrev revelou que seu exame cardíaco apresentou resultados normais e seus pulmões não tinham anormalidades. A rápida sucessão de eventos, desde a preparação para sua liberdade condicional até a notícia de seu falecimento, causa perplexidade e suspeita em relação às circunstâncias incomuns que envolvem a morte do general.

Ligações com polêmica mansão

O general Gennady Lopyrev desempenhou um papel crucial como integrante do Serviço de Proteção Federal e supervisionou pessoalmente a construção do controverso Palácio Gelendzhik, localizado às margens do Mar Negro. Esta mansão privada, financiada supostamente com fundos públicos e atribuída ao presidente Putin, gera negações vigorosas por parte de Moscou.

Em 2021, o opositor político de Putin, Alexei Navalny, alegou que Lopyrev detinha conhecimento sobre os detalhes da construção e financiamento do Palácio Gelendzhik, cujo custo é estimado em cerca de 1,37 bilhão de dólares. Essas revelações anteriores lançam luz sobre possíveis motivações obscuras por trás da morte do general.

Histórico e Acusações Controversas

Condenado a dez anos de prisão em 2017, Gennady Lopyrev enfrentou acusações de corrupção e posse ilegal de munição, segundo fontes oficiais. Sempre negando as alegações, críticos do governo argumentavam que as acusações eram fabricadas. Sua morte suscita ainda mais questionamentos em torno de sua conturbada trajetória e seu possível envolvimento em assuntos sensíveis.