Mitos e verdades sobre raios: um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

Na última semana moradores de Caldas Novas, Região Sul de Goiás, precisaram uma chuva de raios. O fenômeno foi registrado no domingo (7/11), pelo videomaker G-angeluz Santos Andrade.

Diferente do eventual, os raios apareceram em um dia que quase não choveu. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, é possível que ocorram descargas atmosféricas sem a presença da chuva.

“Sim, podem ocorrer raios sem a presença da chuva. Isso porque, primeiramente nós temos a formação da nuvem de tempestade, que está a uma certa distância do município e ocorrer ai só as descargas atmosféricas”, explicou.

O fenômeno que chamou a atenção ao iluminar o céu é bonito de se ver, mas também pode ser perigoso e requer alguns cuidados.

“Os raios são extremamente perigosos. “É muito bonito de se ver e de se observar, mas implica em bastante cuidado, porque já tivemos vários acidentes, infelizmente com mortos, porque os raios são extremamente perigosos. Na eminência de uma tempestade, é importante, com chuva ou sem chuva, procurar um local seguro e evitar usar eletroeletrônicos, especialmente celulares ligados à tomada”, disse.

De acordo com a Cimehgo, a previsão é de mais chuva nesta semana para todo o estado.

Para saber um como se proteger dos raios saiba quais são os mitos e as verdades:

 Um raio não caiu duas vezes no mesmo lugar?

R: Mito. Este é um dito popular, os raios podem sim cair várias vezes no mesmo lugar.

Não se deve usar celulares durante chuvas?

R: Verdade. Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.

Esconder em locais como: debaixo da mesa e banheiro diminui as chances de um raio cair sobre alguém?

R: Mito. Não tem influência alguma estes esconderijos de você ser atingida por raios, o que trás melhor proteção e estar dentro da casa.

Andar descalço atrai raios?

R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

É necessário tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar uma descarga elétrica?

R: Verdade. É recomendado que se desliguem todos os aparelhos elétricos e eletrônicos durante tempestades, pois podem ser um meio de acesso à descarga elétrica dos raios.

Para-raios protegem equipamentos elétricos?

R: Mito. Os para-raios não protegem os equipamentos eletroeletrônicos dentro da edificação e tão pouco é 100% seguro. O sistema tem a pretensão de proteger as pessoas que estão dentro da edificação contra a grande maioria das descargas atmosféricas.

Barracas e árvores protegem de raios em locais abertos?

R: Mito. Evite barracas e as árvores, ambas atraem as descargas elétricas.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos