Mitos e verdades sobre raios: um raio cai duas vezes no mesmo lugar?

O fenômeno que chama a atenção ao iluminar o céu também pode ser perigoso e requer alguns cuidados.

Na última semana moradores de Caldas Novas, Região Sul de Goiás, precisaram uma chuva de raios. O fenômeno foi registrado no domingo (7/11), pelo videomaker G-angeluz Santos Andrade.

Diferente do eventual, os raios apareceram em um dia que quase não choveu. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, é possível que ocorram descargas atmosféricas sem a presença da chuva.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

“Sim, podem ocorrer raios sem a presença da chuva. Isso porque, primeiramente nós temos a formação da nuvem de tempestade, que está a uma certa distância do município e ocorrer ai só as descargas atmosféricas”, explicou.

O fenômeno que chamou a atenção ao iluminar o céu é bonito de se ver, mas também pode ser perigoso e requer alguns cuidados.

“Os raios são extremamente perigosos. “É muito bonito de se ver e de se observar, mas implica em bastante cuidado, porque já tivemos vários acidentes, infelizmente com mortos, porque os raios são extremamente perigosos. Na eminência de uma tempestade, é importante, com chuva ou sem chuva, procurar um local seguro e evitar usar eletroeletrônicos, especialmente celulares ligados à tomada”, disse.

De acordo com a Cimehgo, a previsão é de mais chuva nesta semana para todo o estado.

Para saber um como se proteger dos raios saiba quais são os mitos e as verdades:

 Um raio não caiu duas vezes no mesmo lugar?

R: Mito. Este é um dito popular, os raios podem sim cair várias vezes no mesmo lugar.

Não se deve usar celulares durante chuvas?

R: Verdade. Não use o telefone celular para fazer ou receber ligações, se estiver conectado na instalação elétrica, durante uma tempestade ou com relâmpagos em dia chuvoso. Pode-se correr o risco de acontecer a explosão da bateria, de levar um choque, sofrer queimaduras e até mesmo a morte provocada por uma descarga elétrica.

Esconder em locais como: debaixo da mesa e banheiro diminui as chances de um raio cair sobre alguém?

R: Mito. Não tem influência alguma estes esconderijos de você ser atingida por raios, o que trás melhor proteção e estar dentro da casa.

Andar descalço atrai raios?

R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

É necessário tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada para evitar uma descarga elétrica?

R: Verdade. É recomendado que se desliguem todos os aparelhos elétricos e eletrônicos durante tempestades, pois podem ser um meio de acesso à descarga elétrica dos raios.

Para-raios protegem equipamentos elétricos?

R: Mito. Os para-raios não protegem os equipamentos eletroeletrônicos dentro da edificação e tão pouco é 100% seguro. O sistema tem a pretensão de proteger as pessoas que estão dentro da edificação contra a grande maioria das descargas atmosféricas.

Barracas e árvores protegem de raios em locais abertos?

R: Mito. Evite barracas e as árvores, ambas atraem as descargas elétricas.

 

Tags: