De vila de pescadores à Champions: conheça o clube que está perto de fazer história na Suécia
Depois de quase desaparecer por crise financeira e ser reerguido com ajuda de ex-jogadores, Mjällby está a uma vitória de levar troféu do Campeonato Sueco para vilarejo de 1500 pessoas
Conheça o clube sueco de uma vila de pescadores que está perto de chegar a Champions
Um pequeno vilarejo no extremo sul da Suécia pode viver o capítulo mais importante de sua história no futebol na próxima segunda-feira. O Mjällby, que carrega o nome de seu lugar de origem, com menos de 1500 habitantes, é líder do Campeonato Sueco e está a uma vitória do título. A conquista não só traria o primeiro troféu na elite do futebol, mas também garantiria uma inédita participação em torneios internacionais, com uma vaga nas fases preliminares da Champions League 2026/27.
Quando os times vêm aqui de ônibus, eles dirigem e dirigem, passando pelas fazendas, pelos portos de pesca. Eles continuam dirigindo e, quando não conseguem mais dirigir, encontram o nosso estádio. Não poderia ter imaginado esse momento de jeito nenhum. Mas aqui estamos. Somos um time muito bom agora e temos uma chance.” — Hasse Larsson, diretor esportivo do clube, ao “The Guardian”
O Mjällby chega às últimas quatro rodadas com apenas uma derrota e 17 gols sofridos em 26 jogos. O clube tem 63 pontos, 11 a mais que o vice-líder Hammarby e pode concretizar seu grande sonho contra o Gotemburgo na 27º rodada. A vantagem é tão grande que não é necessário torcer por um tropeço adversário: uma vitória já garante a taça.
A vila sede do Mjällby é um lugar simples e distante dos grandes centros, a poucos metros do Mar Báltico, e vive da pesca e da agricultura. O local faz parte do município de Sölvesborg (com cerca de 14 mil moradores). A área é tão pequena que não cabe o estádio do líder do torneio nacional. O time manda seus jogos na vizinha Hällevik, no estádio Strandvallen.
O Mjällby sabe que é difícil concorrer com os adversários no cenário sueco, seja pela tradição ou pelo potencial financeiro, como o Malmö ou Hammarby, por exemplo. O primeiro venceu oito dos últimos 12 títulos na Suécia, enquanto o outro tem Zlatan Ibrahimović como investidor. A ideia do clube modesto é se diferenciar pelo orgulho da sua identidade.
Fundado em 1939, o Mjällby viveu por anos na sombra do futebol sueco entre subidas e quedas de divisões. E por anos flertou com o futebol semiprofissional, tendo jogadores que se dividiam entre o campo e outros empregos. A situação ficou grave em 2016. O clube tinha acabado de cair para a Terceira Divisão, o que gerou uma grave crise financeira. O primeiro herói dessa história de reconstrução foi Hasse Larsson, ex-jogador da década de 1980 e ex-treinador do time. Aos 53 anos, ele assumiu o cargo de diretor esportivo e deu início ao projeto que reergueu o Mjällby.