Mobilização do PL pela anistia após reunião sobre prisão de Bolsonaro

mobilizacao-do-pl-pela-anistia-apos-reuniao-sobre-prisao-de-bolsonaro

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que é filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), anunciou que o Partido Liberal fará uma mobilização em prol da votação do projeto de lei que busca anistiar os envolvidos nos atos do dia 8 de janeiro de 2023. Em declaração feita nesta segunda-feira (24), ele afirmou que estão determinados a isentar as punições consideradas absurdas que têm sido impostas a pessoas inocentes. Bolsonaro enfatizou que utilizarão os recursos regimentais disponíveis para aprovar a anistia, sem se comprometer com a dosimetria, deixando claro que o resultado final dependerá da quantidade de votos obtidos.
Após uma reunião com o presidente do partido, Valdemar Costa Neto, e advogados do ex-presidente, que foi preso no último sábado (22), os parlamentares do PL discutiram a campanha pela aprovação do projeto de anistia que atualmente está aguardando na Câmara dos Deputados. A votação da matéria não tem garantias até o momento, e o relator, Paulinho da Força (Solidariedade-SP), solicitou ao presidente da Câmara a inclusão do texto da dosimetria em pauta ainda nesta semana. Além disso, líderes da oposição alegam que a prisão de Bolsonaro representou um ‘fato novo’ e torna urgente a votação da anistia, independentemente do desfecho.
Nos bastidores, membros do PL reconhecem não possuir os votos necessários para a anistia e, por isso, cogitam aceitar a votação da dosimetria das penas, podendo apresentar um destaque durante a votação em plenário para tentar livrar Bolsonaro da prisão.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp