Mocidade Amazonense: raízes indígenas e magia no carnaval santista 2026

mocidade-amazonense3A-raizes-indigenas-e-magia-no-carnaval-santista-2026

Mocidade Amazonense leva raízes indígenas e magia para o carnaval santista de 2026

Escola de Vicente de Carvalho aposta em samba-enredo sobre encantamento e tradição, buscando sua terceira vitória no Grupo Especial.

Escola de samba Mocidade Amazonense se prepara para o carnaval santista

A Mocidade Amazonense, de Vicente de Carvalho no Guarujá, levará para o Carnaval 2026 um samba-enredo que enaltece suas raízes indígenas e fala da magia do encantamento. Intitulado “Enawenê Amazonawê – O Feitiço Da Amazonense Tem Poder”, o samba faz referência à tribo indígena que vive às margens do Rio Iquê, no Mato Grosso.

O carnavalesco Renan Carvalho explicou que o desfile será dividido em quatro setores, passando por histórias como Adão e Eva, o conto do príncipe que se transforma em sapo e encerrando com homenagem à bateria Feitiço da Ilha.

A escola, vinda de Vicente de Carvalho, no Guarujá, enfrenta o desafio logístico de trazer as alegorias para a avenida. Elas precisam atravessar a balsa na segunda-feira (2), mas o carnavalesco está confiante, já que os carros estão em fase final de preparação.

O analista financeiro Rosemberg Sousa não esconde a alegria em participar da folia ao lado da Mocidade Amazonense, com um amor que vem de outros carnavais. “É uma ansiedade que não cabe dentro do peito. Estou aqui desde criança e nem sei explicar o amor que sinto pela escola”, afirmou.

Vania Lucas, coordenadora da ala das baianas, também relembrou sua longa trajetória junto à Amazonense. “Estou aqui há 43 anos. Só está faltando eu ir para a velha guarda, porque eu já fui tudo aqui na escola”.

A Mocidade Amazonense busca sua terceira vitória no Grupo Especial. Pedro Teixeira, mestre de bateria, mesmo com voz rouca, convocou a comunidade às vésperas do desfile: “Peço à comunidade que compareça, que acredite que vamos fazer um belo desfile. Seja pavilhão!”

A escola será a sexta a desfilar no dia 7 de fevereiro na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, localizada na Avenida Afonso Schmidt, no bairro Castelo. O carnaval santista contará com 15 agremiações, entre os grupos Especial e de Acesso.

ESCOLA

Nome: Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mocidade Amazonense Fundação: 25 de dezembro de 1972 Bairro: Vicente De Carvalho Melhor Colocação: Campeã do Grupo Especial em 1992 e 2009. Enredo: Enawenê Amazonawê – O Feitiço Da Amazonense Tem Poder Composição de Mário Lúcio, Fernando Negrão, Gustavo Santos, Márcio Arcas, Luciano Bicudo e Imperial Componentes: 1200 componentes Alas: 14 alas Alegorias: 3 carros alegóricos e 1 quadripé

CONHEÇA O SAMBA-ENREDO

Toda vez que ouvir o meu tambor Já se sabe quem chegou… Amazonense! Enfeticei o paraíso, contrariando o criador Sou sedução, doce veneno Meu pavilhão é amuleto Cigana, venha ler a minha mão Que a bruxaria faz ferver o caldeirão! Em cada conto sei que posso ser Sonho-criança sobrenatural Um faz-de-conta vai acontecer Pro meu encanto nunca ter final! Tem batuque na favela E pelas vielas levo a minha fé Na dança dos orixás Batizei meu caminhar, carregado de axé Ecoa no ar… “Lá vem magia” no terreiro Que fez por ti me apaixonar O meu feitiço é brasileiro! Herança… grandes mestres do passado Que deixaram seu legado E mostraram seu valor! Foi na praça da alegria “Que uma grande escola se formou!” Ôôô toque de encantaria Faz esse povo feliz de verdade Hoje o meu “feitiço” vem da ilha É o poder da mocidade!

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp