Em um depoimento compartilhado no TikTok, uma jovem de 25 anos falou sobre viver com uma condição extremamente rara: nasceu com duas vaginas e sem ânus. Anja Christoffersen passou por 25 cirurgias ao longo da vida, enfrentando problemas de saúde como incontinência urinária.
Anja compartilhou que desde os 1 ano de idade precisava fazer lavagens intestinais diariamente para controlar a função do intestino. Mesmo com esse cuidado, ainda enfrentava acidentes com frequência.
“Com um ano de idade, comecei a fazer lavagens retais [enemas] diariamente para induzir contrações intestinais e me dar continência social. Caso contrário, meu intestino era como uma torneira aberta. Mesmo com essas lavagens eu ainda sofria acidentes no dia a dia”, contou em seu relato publicado na plataforma de vídeos.
Durante o desenvolvimento fetal, o canal que conecta os sistemas genital, digestivo e urinário normalmente se divide. No entanto, no caso de Anja, apenas um canal recebeu os resíduos do corpo, sendo necessário ter três passagens: para urina, vaginal e retal.
A primeira cirurgia dela foi aos 7 meses, onde foi feito um corte até a coluna para dividir o canal principal em três. As cirurgias seguintes incluíram reconstrução pélvica e reparo do esôfago subdesenvolvido.
Apesar dos desafios de infecções e tratamentos, Anja hoje é modelo e fundadora de uma marca de produtos de higiene para pessoas com deficiência. Ela conta que sempre acreditou que poderia realizar seus sonhos, mesmo com sua condição congênita.