Homenagens não faltam até hoje para Ayrton Senna, um dos maiores ídolos do esporte no Brasil. Desta vez, foi a Ducati, que lança no mercado uma edição especial limitada de um modelo que ele possuía, a Ducati Monster. Trinta anos após o trágico acidente que tirou a vida do tricampeão de Fórmula 1, a Ducati Monster Senna é lançada em uma série exclusiva de 341 unidades, todas com as cores do capacete que o lendário piloto usava nas pistas.
A edição especial da Monster Senna já está disponível para encomendas no Brasil nas concessionárias Ducati. Quem quiser ter a sua terá que desembolsar a bagatela de R$ 189.000. Esta homenagem é especialmente significativa, pois Ayrton Senna foi um dos primeiros proprietários da Monster 900, moto que ele utilizava para se locomover em Monte Carlo e com a qual apareceu na noite de gala do Grande Prêmio de Mônaco de F1 em 1993.
VEJA VÍDEO PROMOCIONAL
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)
A apresentação oficial da Ducati Monster Senna ocorreu no paddock do autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Imola, Itália. O evento contou com a presença de Claudio Domenicali, CEO da Ducati, Bianca Senna, CEO da Senna Brands, e Stefano Domenicali, Presidente e CEO da Fórmula 1. Em suas declarações, Claudio Domenicali ressaltou a importância de Ayrton Senna como um ícone do esporte e um verdadeiro apaixonado por motocicletas:
“Ayrton Senna foi e será para sempre um ícone. Uma lenda do esporte, uma pessoa extraordinária, mas também um motociclista apaixonado, a quem queremos homenagear com uma edição especial de um dos modelos mais icônicos da nossa linha: a Monster. Senna foi um dos primeiros proprietários da Monster 900 e representou perfeitamente os valores dessa motocicleta: estilo, ousadia e diversão. A Monster Senna é uma demonstração de como estamos honrados em definir um campeão desse nível incrível como um verdadeiro Ducatista.”
A sobrinha do piloto, Bianca Senna, também destacou a relevância da parceria histórica com a Ducati e o legado de seu tio Ayrton:
“A parceria com a Ducati é histórica e muito relevante até hoje. A Monster é uma motocicleta perfeita para relembrar o estilo de vida de Ayrton, focado em alto desempenho, mas com a capacidade de desfrutar de momentos de lazer. Os fãs de todo o mundo que admiram Ayrton acharão essa parceria um verdadeiro tributo ao seu legado”.
Equipada com o motor Testastretta 11°, um cilindro duplo de 4 válvulas com refrigeração líquida, a Ducati Monster Senna alcança 111 cv de potência. Seu chassi, inspirado nas superbikes da Ducati, inclui suspensão Öhlins ajustável, rodas forjadas, sistema de freios Brembo com flanges de alumínio e uma eletrônica avançada. Esteticamente, a Monster Senna se destaca pela cor especial nas carenagens, rodas e banco, além de possuir protetor de motor combinando e uma animação personalizada no painel de instrumentos ao ligar a ignição.