Modelos tarifários do transporte coletivo crescem em nº de adesões no 1º semestre

Os modelos tarifários implantados pela Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) na região metropolitana da capital tem conquistado adesão maciça dos usuários do sistema, chegando a superar em 50% o volume de adesões em determinados programas.

BILHETE ÚNICO

O último mapeamento feito pela Câmara Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) mostrou que o Bilhete Único, primeiro modelo a ser implantado, apresentou ampliação de 63% no número de usuários desde o seu lançamento em abril de 2022. Isso representa em média 6.1 milhões de validações por mês.

“Logo na implantação do Bilhete Único já comunicamos à população nosso interesse em facilitar a logística com o transporte, ao permitir que o usuário faça até quatro integrações gratuitas, sem passar pelos terminais, em um período de duas horas e meia. Isso é criar facilidade e comodidade no deslocamento diário do cidadão”, evidencia o presidente da CDTC e secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

PASSE LIVRE DO TRABALHADOR

A CMTC também constatou que, neste ano, foram realizadas cerca de 600 mil viagens por meio do Programa Passe Livre do Trabalhador, que foi o segundo modelo adotado a partir de maio de 2022. Com isso, só no primeiro semestre de 2023, mais de 3,7 milhões de ativações nas catracas foram registradas por meio dessa bilhetagem.

O Passe Livre do Trabalhador concede até oito viagens diárias, incluindo finais de semana e feriados, aos funcionários das empresas que aderiram ao programa.

O subsídio do Governo de Goiás, em parceria com os municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, permitiu ampliar em mais seis viagens as duas que eram comumente oferecidas pelo empregador aos seus funcionários.

Hoje um total de 47.5 mil empregados são beneficiados pelo programa, que possui 2.673 empresas cadastradas.

A iniciativa empreendedora conquistou visibilidade nacional ao vencer a Premiação de Mobilidade Urbana, na categoria “Iniciativas Públicas que Inovam e Transformam”, sem solenidade, realizada em São Paulo no último mês de junho.

MEIA TARIFA

Implantado progressivamente nos municípios de Senador Canedo, Nerópolis, Goianira, Trindade e Aparecida de Goiânia, o programa Meia Tarifa, que reduziu pela metade o valor da tarifa (R$2,30) nos deslocamentos feitos dentro do próprio município, tem conquistado recordes de adesão ao longo dos meses da sua implantação.

Mapeamento feito a partir de setembro de 2022 até junho de 2023 mostra que houve um aumento de 764% no número de ativações das catracas no município de Nerópolis, por exemplo.  Em Trindade, durante o mesmo período, o aumento da ativação das catracas foi de 96%. E em Goianira, de 50%.

“Esse aumento do número de viagens constatado após a implantação do programa mostra que o transporte coletivo foi mais recorrente a partir do momento que a população passou a pagar um valor menor da passagem, proporcional ao seu deslocamento. São esses dados que comprovam que a política pública foi pensada de forma efetiva. Quando há adesão e facilidades para a vida do usuário”, reflete o subsecretário de Políticas para Cidades e Transporte, Miguel Pricinote.

CARTÃO FAMÍLIA

O último modelo tarifário lançado, o Cartão Família, permitiu que até seis integrantes da mesma família façam quatro deslocamentos diários aos finais de semana e feriados, pagando apenas o valor de uma única passagem, ou seja, R$ 4,30.

A economia por trecho chega a R$ 21,50. Desde o lançamento deste modelo, feito pelo governador Ronaldo Caiado, em fevereiro de 2023, já foram feitos 7.207 cadastros no programa.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp