Monark defende Leo Lins após piada com hidrocefalia: “sociedade censurada”

Monark defende Leo Lins

Monark, youtuber e ex-apresentador do Flow Podcast, saiu em defesa do humorista Leo Lins após piada com hidrocefalia. O comediante foi demitido do SBT depois de um vídeo viralizar. Nas redes sociais, Monark afirmou que “estão criminalizando a profissão de humorista” e destacou uma suposta “sociedade censurada”.

A defesa de Monark

O youtuber Monark costumava apresentar o Flow Podcast, um dos maiores do gênero no Brasil. No entanto, ele recebeu afastamento após dizer que o País deveria contar com um partido nazista, tudo em prol da liberdade de expressão. Na época em que isso ocorreu, em fevereiro deste ano, suas falas repercutiram de maneira bastante negativa.

Agora, ele voltou a se envolver em polêmica. No último fim de semana, um vídeo de Leo Lins viralizou nas redes sociais, no qual o humorista fez uma piada de mal gosto durante uma apresentação.

“Eu acho muito legal o Teleton, porque eles ajudam crianças com vários tipos de problemas. Vi um vídeo de um garoto no interior do Ceará com hidrocefalia. O lado bom é que o único lugar na cidade onde tem água é a cabeça dele”, disse o comediante.

Nesta segunda-feira, 4, Monark sentiu a necessidade de se manifestar e defendeu Leo Lins nas redes sociais. “Apenas coisas politicamente corretas podem ser ditas em voz alta, já somos uma sociedade censurada”, afirmou.

Leo Lins é notório por fazer piadas ofensivas. Em anos anteriores, precisou pagar indenizações por piadas gordofóbicas e transfóbicas. Desta vez, a repercussão foi ainda mais negativa, e a própria Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) emitiu uma nota, repudiando o humorista. O SBT, inclusive, desligou o comediante da emissora.

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Calendário de pagamento do Bolsa Família 2025 é divulgado; saiba quando recebe

Os cerca de 21 milhões de beneficiários do Bolsa Família já podem conferir a data de pagamento do programa social para o ano de 2025. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) divulgou o calendário dos benefícios, que ocorrerão nos últimos dez dias úteis de cada mês, de forma escalonada conforme o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS).

Os pagamentos começarão em 20 de janeiro para as famílias com NIS de final 1 e terminarão em 23 de dezembro para as famílias com NIS de final 0. Em dezembro, o cronograma é antecipado em cerca de uma semana devido ao Natal. Esse escalonamento ajuda a organizar e facilitar o acesso aos benefícios para todos os beneficiários.

Confira o calendário:

Calendário Bolsa Família 2025

Atualização de Dados no CadÚnico

Para evitar a perda do benefício, o MDS recomenda que cada beneficiário atualize os dados dele e da família no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) a cada 24 meses. Após a aprovação do pacote de corte de gastos, o processo exigirá biometria. A pessoa responsável pela família deve ir a um posto de atendimento socioassistencial, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), ou a um posto de atendimento do Cadastro Único, apresentando os documentos de cada pessoa da família e comprovando a renda domiciliar.

Para estar habilitada a receber o Bolsa Família, a família deve ter uma renda de no máximo R$ 218 mensais por integrante que vive na mesma casa. Além disso, é necessário que a família esteja inscrita no CadÚnico. O cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios. Desde março de 2023, o Governo Federal garante um repasse mínimo de R$ 600 por família inscrita, com adicionais conforme a composição da família.

Adicionais e formas de recebimento

O Benefício Variável Familiar Nutriz paga seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, garantindo a alimentação da criança. Além disso, o Bolsa Família oferece um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos, e um adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos. Os pagamentos podem ser feitos pelo aplicativo Caixa Tem ou podem ser sacados em caixas eletrônicos por quem tem o cartão do programa social.

Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família pode ligar no Disque Social, no número 121, ou acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111. Os beneficiários também podem consultar os aplicativos do Bolsa Família e da Caixa, disponíveis para download gratuito nas lojas virtuais.

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