Monóxido de carbono teria matado jovens em BMW em Balneário Camboriú

Quatro jovens foram encontrados mortos dentro de uma BMW em Balneário Camboriú, vítimas de intoxicação por monóxido de carbono, gás letal, no litoral norte de Santa Catarina, segundo constatação preliminar da polícia. O grupo ficou cerca de quatro horas com o ar-condicionado ligado no veículo, descoberto na manhã desta segunda-feira, 1, pelo Corpo de Bombeiros.

Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos; Tiago de Lima Ribeiro, 21; Karla Aparecida dos Santos, 19 e Nicolas Kovaleski, de 16, eram naturais de Paracatu (MG), moravam na Grande Florianópolis há um mês.

A suspeita é de que uma falha mecânica na BMW/320I M Sport, fabricada em 2022, teria levado o monóxido de carbono para dentro do veículo, causando as mortes. Na combustão incompleta, a pessoa desmaia com o gás carbônico e morre com o monóxido, por asfixia.

Os primeiros sinais da combustão incompleta incluem a presença de gás carbônico, que, inalado em grandes quantidades, pode causar dor de cabeça, dificuldade para respirar, tonturas e desmaio. A falta de odor do monóxido de carbono dificulta sua detecção. Quando inalado, o gás “toma o lugar” do oxigênio no nosso sangue, sendo capaz de se ligar cerca de 200 a 300 vezes mais à hemoglobina que o oxigênio.

A polícia investiga a customização recente no sistema de escapamento do veículo, relatada pela família do dono, para determinar se tem relação com o vazamento. A perícia apontou uma perfuração no escape entre o motor e o painel do automóvel

Após 40 minutos de tentativas de reanimação, a equipe médica do Samu declarou o óbito do grupo. As identificações das vítimas ainda não foram divulgadas. Uma mulher sobreviveu, a que menos permaneceu no carro. Ela era namorada de um dos homens do grupo e foi quem procurou ajuda.

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos